Saúde
Atualizado em 18/11/2025 às 16:05
Paulo Donin assume a presidência do HDP com compromisso de unidade e trabalho
A nova Diretoria, Conselho de Administração e Conselho Fiscal atuarão na gestão do hospital até março de 2028
Depois de assembleias vazias, sem chapas inscritas, a renúncia da antiga diretoria e até a possibilidade de extinção da associação mantenedora do Hospital Divina Providência (HDP), na noite desta segunda-feira, 17 de novembro, a chapa que tem como presidente Paulo Donin de Lima, foi eleita para coordenar os trabalhos da Sociedade Beneficente do Hospital de Caridade de Frederico Westphalen.
Cerca de 150 associados participaram da votação. O prazo para inscrição de candidaturas encerrou-se em 14 de novembro, com o recebimento de duas chapas. A comissão eleitoral, constituída em assembleia, reuniu-se na manhã do dia 17 e emitiu parecer contrário à homologação de uma das chapas inscritas, devido a inconsistências na documentação e na filiação de membros posterior à publicação do edital.
Contudo, a Assembleia Geral permitiu que as duas chapas concorressem ao pleito. Após a votação, a chapa encabeçada por Paulo Ricardo Donin de Lima foi a vencedora por ampla maioria dos votos.
A nova Diretoria, Conselho de Administração e Conselho Fiscal atuarão na gestão do hospital até março de 2028.
Em seu discurso durante a assembléia o presidente Paulo Donin de Lima ressaltou o trabalho sério que sempre foi feito e reforçou que dará continuidade buscando ainda mais eficiência. "A gente sabe do trabalho que vem sendo feito ao longo dos anos em prol do HDP, e não temos medo do desafio. Daremos continuidade a tudo isso com muita unidade, como vimos nesta noite e trabalho", disse
Donin ainda salientou a importância que tem o hospital para a comunidade de Frederico Westphalen e região e que apesar do tempo para a construção da chapa conseguiu-se um grupo coeso e com apoio da maior parte da sociedade. "Eu digo que o HDP não é a maior empresa de Frederico Westphalen, nema que mais emprega ou gera retornos ao município, mas é aquela que todo mundo procura quando precisa", salientou.
Em virtude do caráter filantrópico da instituição, a atuação de todos os membros da Diretoria, Conselho de Administração e Conselho Fiscal é de natureza estritamente voluntária. Qualquer membro da comunidade pode se associar à instituição mediante requerimento.
Composição da diretoria
Presidente: Paulo Ricardo Donin de Lima
Primeira Vice-Presidente: Sandra Basso Vendruscolo
Segunda Vice-Presidente: Vera Isabel Cancian
Primeiro Tesoureiro: José Jacinto Argenta
Segundo Tesoureiro: Ayres Rizzi
Secretária: Mirtes Quadros
Secretária Adjunta: Dalila Três
Conselho Fiscal:
Titulares: Ramir Manoel Severiano, Leonir Angelo Balestreri, Nelci Bakof
Suplentes: Marcos Antonio Lima, Adilson Zeni Junior, Laudir Shittler
Conselho de Administração:
Representante do Executivo: Ernesto Tarcisio Baggio
Representante do Conselho Municipal de Saúde: Valnei Rubert
Titulares: Juliane Panosso, Benildes Ortigara Girardi, Auredi Teixeira, Arlindo Calegari, Wilson Aleixo Ferigollo
Suplentes: Pe. Leonir Fainelo, Ademir dos Santos, João Francisco Hartmann, Silvestre Vargas Filho, Celso Bortoluzzi
Alteração do Estatuto Social aprovada
Ainda durante a assembleia, foi votada a alteração da redação do Artigo 30 do Estatuto Social, que versa sobre a destinação do eventual patrimônio remanescente em caso de dissolução ou extinção da Associação. A alteração foi aprovada por unanimidade dos votos, passando a ter a seguinte redação:
“Art. 30 No caso de dissolução ou extinção da Associação esta destinará seu eventual patrimônio remanescente a entidades beneficentes certificadas ou a entidades públicas.”
A redação anterior previa a destinação a entidades congêneres sem fins lucrativos, registradas no Conselho Nacional de Saúde ou de Assistência Social.