Geral
Publicado em 29/04/2025 às 16:07
Pedagogia da URI/FW conquista Conceito Máximo na Avaliação do MEC
Na análise, a comissão avaliadora destacou o compromisso histórico do curso com a formação docente e sua importante função social
O Curso de Pedagogia da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, obteve Conceito 5, nota máxima atribuída pelo Ministério da Educação (MEC), na Avaliação para Renovação de Reconhecimento. Esse resultado evidencia a excelência da graduação e reafirma seu papel de destaque na formação de profissionais da educação.
A nota máxima conferida pelo MEC é fruto de um trabalho contínuo de aprimoramento, que envolve desde a qualificação do corpo docente e a atualização da matriz curricular, até a infraestrutura oferecida e o acompanhamento pedagógico aos acadêmicos. Além disso, destaca a forte inserção do curso nas demandas sociais e educacionais da região, reafirmando o papel da URI como instituição comunitária, formadora de educadores críticos, éticos e comprometidos com a transformação social.
A avaliação in loco, realizada pelos docentes Vanessa Olmo Pombo e Luiz Fernando Conde Sangenis, nos dias 09, 10 e 11 de abril, considerou diversos aspectos, como:
-Organização didático-pedagógica
-Qualidade da infraestrutura
-Integração entre ensino, pesquisa e extensão
-Atuação do Núcleo Docente Estruturante
-Participação ativa dos acadêmicos
Durante a análise, a comissão avaliadora destacou o compromisso histórico do curso com a formação docente e sua importante função social, contribuindo diretamente para o crescimento pessoal e profissional dos acadêmicos e, de forma mais ampla, para o desenvolvimento da região.
Segundo a coordenadora, professora doutora Rosane de Fatima Ferrari, a conquista do Conceito 5 consolida o curso como referência em qualidade e inovação na formação pedagógica, com uma proposta que valoriza o professor como agente crítico, reflexivo e atuante na transformação social. “Essa vitória é coletiva, e reafirma a missão da URI em oferecer um ensino superior de excelência, ético e alinhado às necessidades da sociedade”, destaca Rosane.
*Fonte: URI