Geral
Atualizado em 02/01/2026 às 11:38
Pepe Vargas assume o governo gaúcho até 5 de janeiro
O presidente da ALRS assumiu nesta sexta-feira, 2 de janeiro, e cobre as férias do governador e do vice
O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Pepe Vargas (PT), assumiu nesta sexta-feira, 2 de janeiro, o comando do governo do Estado. A transmissão de cargo ocorreu em solenidade no Palácio Piratini, às 9h30, e foi realizada pelo vice-governador Gabriel Souza (MDB), que estava à frente do Executivo desde 26 de dezembro, durante o período de férias do governador Eduardo Leite.
Pepe Vargas permanece como governador em exercício até segunda-feira, 5 de janeiro, quando o cargo será devolvido ao governador Eduardo Leite que retornao ao Estado nesta data.
O ato contou com a presença de lideranças políticas, sindicais e autoridades, reforçando a tradição institucional de cordialidade entre os poderes Executivo e Legislativo no Rio Grande do Sul.
O deputado estadual, destaca a atitude republicana ao assumir o governo do Estado por quatro dias e destacou que será um governador de plantão, "no caso de alguma eventualidade". Por ser início de ano, como lembra o deputado, há poucas agendas do Estado. Além disso, muitos órgãos estão em período de ponto facultativo ou de recesso.
– É uma responsabilidade de um lado, uma honra por outro lado. Mas, enfim, não tem nem nada de novo que eu vá fazer. Tem um conjunto de políticas administrativas que o Estado vem desenvolvendo e, obviamente, eu não vou mudar nada disso, até porque houve uma eleição, houve um resultado eleitoral, a população gaúcha elegeu um governador e um vice. Eles têm a linha de ação deles, não seria republicano de minha parte chegar lá e querer mudar alguma coisa –, afirma Pepe.
A alternância temporária no comando do Piratini segue uma prática consolidada ao longo dos últimos anos, quando o presidente do Parlamento estadual assume o governo durante a ausência simultânea do governador e do vice. Na atual legislatura, Pepe Vargas é o primeiro deputado da oposição a exercer a função de governador em exercício. Antes dele, ocuparam o posto Vilmar Zanchin (MDB), em 2023, e Adolfo Britto (PP), em 2024, ambos integrantes da base do governo.
O último parlamentar do Partido dos Trabalhadores a assumir interinamente o Executivo estadual havia sido Valdeci Oliveira, em 2022, por um período de dois dias.