Geral
Atualizado em 31/07/2021 às 11:03
Perfuração de poços beneficia cinco municípios da região
Foram contemplados até o momento: Barra do Guarita, Boa Vista das Missões, Coronel Bicaco, Redentora e FW
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Obras e Habitação (SOP), está perfurando poços em 79 municípios que tiveram decretado estado de emergência devido à estiagem de 2020.
O secretário de Obras e Habitação, José Stédile, destaca que os recursos foram repassados, diretamente aos municípios, o que agiliza a execução dos serviços. Stédile disse que o Governo do Estado seguirá trabalhando para garantir água em quantidade e em qualidade para as comunidades do interior. “É mais um investimento do governo do Estado na dignidade humana”, afirmou.
No início do processo, 105 municípios seriam contemplados, mas 26 não entregaram a documentação necessária ou protocolaram dados incompletos. “O governo do Estado, com o expediente da despesa reprogramada, atenderá às cidades faltantes até o final de 2021. No momento, 20 prefeituras já encaminharam a documentação”, adiantou Stédile.
O impacto será de mais duas mil famílias beneficiadas, totalizando cerca de 20 mil pessoas beneficiadas em todo o Estado.
Até o momento, foram repassados R$ 70 mil. Os recursos são do governo estadual e fruto de repasse da Assembleia Legislativa à SOP.
Aqui na região, os municípios de Barra do Guarita, Boa Vista das Missões, Coronel Bicaco e Redentora já receberam recurso do governo do Estado para a perfuração de poços. Frederico Westphalen foi beneficiado com recursos da Assembleia Legislativa do RS. Até o final de 2021 Noto Tiradentes também deverá ser contemplado.
* Com informações do Governo do Estado