Menu

21°

Palmitinho - RS
27° max
20° min

Fechar

21°

Palmitinho - RS
27° max
20° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Pfizer vai entregar 2,4 milhões de vacinas contra a Covid-19 nesta semana

    Brasil receberá 842,4 mil doses do consórcio Covax Facility

    A Pfizer e a BioNTech, anunciaram nesta terça-feira, 15 de junho, que enviarão ao Brasil 2,4 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 nesta semana. Serão entregues três lotes até a quinta-feira, 17 de junho, conforme comunicado divulgado pelas empresas, a remessa será enviada em três lotes.

    Ainda nesta terça-feira, 15 de junho, chegam 530 mil doses. Outras 936 mil deverão chegar na quarta-feira, 16 de junho, e igual quantitativo na quinta-feira, 17 de junho. Com as entregas dessa semana, o número de vacinas disponibilizadas pela farmacêutica chegará a 10,6 milhões.

    O consórcio Pfizer BioNTech fechou acordo com o governo brasileiro em março deste ano que envolve a aquisição de 100 milhões de doses. Em maio, um novo negócio previu mais 100 milhões de doses, que serão entregues entre outubro e dezembro.

    COVAX FACILITY

    O Ministério da Saúde anunciou também que na próxima semana receberá mais um lote de vacinas contra a Covid-19 do consórcio Covax Facility, coordenado pela Organização Mundial de Saúde e que reúne governos e fabricantes.

    Serão enviadas ao país 842,4 mil doses pelo consórcio. Até o momento, o Brasil recebeu cinco milhões de doses pela Covax Facility. Pelo investimento feito, o país tem direito a 42,5 milhões até o fim do ano. O Ministério da Saúde não divulgou quando deverá ter a próxima remessa.

    OUTROS IMUNIZANTES

    Na segunda-feira, 14 de junho, o Ministério da Saúde também recebeu mais 1 milhão de doses da Coronavac, do Instituto Butantan. Na última sexta-feira, 11 de junho, a Fiocruz entregou 2,7 milhões de doses da AstraZeneca/Oxford. Tudo indica que as doses reunidas dos três laboratórios nos últimos dias serão encaminhados juntas aos Estados.

    O Ministério da Saúde informou que espera receber também nesta semana o adiantamento de 3 milhões de doses da vacina da Janssen, da Johnson & Johnson.

    No último sábado, 12 de junho, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga havia informado, durante coletiva de imprensa, que as vacinas chegariam ao Brasil nesta terça-feira, 15 de junho. O anúncio foi feito depois que a agência reguladora dos Estados Unidos, a FDA, agência reguladora norte-americana, autorizou a exportação das doses.

    A FDA e a Anvisa e autorizaram a ampliação do prazo de validade dos lotes que estão sendo encaminhados ao Brasil. Essas remessas venceriam em 27 de junho, mas, agora, poderão ser usados até a primeira metade de agosto.

    * Fontes: Agência Brasil e GaúchaZH

    Priscila Nhoatto - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Boteco da Chiru com Liliane Caratti 19:00 - 21:00

    FM
    91,1

    Clube da 91

    Amanda Busnello

    19:00 - 21:00

    FM
    104,3

    Programa do Julinho

    Julinho Balestrin

    19:00 - 21:00

    FM
    107,9

    Boteco da Chiru

    Liliane Caratti

    19:00 - 21:00