Geral
Publicado em 05/01/2026 às 11:21
Piso previdenciário começa a ser pago em janeiro com reajuste de 6,79%
De acordo com o Ministério da Previdência Social, o reajuste do piso vai alcançar cerca de 21,9 milhões de beneficiários
Com o novo valor do salário, o piso previdenciário, o valor mínimo dos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), teve reajuste de 6,79% e passa a ser de R$1.621,00. A medida é válida a partir do dia 1º de janeiro de 2026.
De acordo com o Ministério da Previdência Social, o reajuste do piso vai alcançar cerca de 21,9 milhões de beneficiários. O aumento do valor não altera o benefício de quem recebe acima do mínimo, esses beneficiários receberão o reajuste conforme a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) entre dezembro de 2024 e dezembro de 2025.
O benefício daqueles que se aposentaram ou começaram a receber pensão ou auxílio ao longo do ano passado terá correção correspondente à variação do INPC, proporcionalmente ao número de meses da concessão do benefício. O INPC será divulgado pelo IBGE ainda em janeiro.
Onde e como consultar valores
Segundo a pasta, os pagamentos começam no dia 26 de janeiro e terminam no dia 6 de fevereiro. É possível conferir a data de pagamento no site ou no aplicativo Meu INSS, no serviço “Extrato de pagamento”. Informações referente aos detalhes do pagamento podem ser obtidas na seção.
A consulta também pode ser feita pelo telefone na Central 135. O Ministério orienta a, durante a ligação, informar o número do CPF e confirmar informações cadastrais para evitar fraudes.
*Com informações do Ministério da Previdência Social