Segurança
Publicado em 21/01/2026 às 08:14
Polícia Civil apreende armas de fogo em ações da Operação Ano Novo Vida Nova em Panambi
Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em áreas rural e urbana do município, em procedimentos ligados à violência doméstica
A Polícia Civil de Panambi cumpriu, na terça-feira, 20 de janeiro, dois mandados de busca e apreensão de armas de fogo no município. As ações integraram a Operação Estadual “Ano Novo Vida Nova”, coordenada pelo Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis, com apoio do Departamento de Polícia do Interior.
Os mandados judiciais foram expedidos no âmbito de procedimentos relacionados à violência doméstica e familiar e resultaram na apreensão de duas espingardas calibre 20, ambas sem registro legal.
A primeira ação ocorreu na área rural de Panambi, onde os policiais localizaram uma espingarda calibre 20, entregue durante o cumprimento da ordem judicial. O material apreendido foi devidamente relacionado em ocorrência policial e no auto circunstanciado de cumprimento do mandado, vinculado a procedimento judicial.
Em um segundo momento, já na área urbana, no bairro Bela Vista, outra espingarda do mesmo calibre foi apreendida, também sem o devido registro. O fato foi igualmente formalizado por meio de ocorrência policial, decorrente de procedimento judicial em andamento.
Conforme a Polícia Civil, ambas as situações se enquadram no crime de posse irregular de arma de fogo de uso permitido. As armas recolhidas serão encaminhadas para perícia técnica, e os inquéritos policiais correspondentes serão instaurados para a completa apuração dos fatos.
No RS
Em todo o Rio Grande do Sul, a Polícia Civil, por meio da Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher do Departamento de Proteção a Grupos Vulneráveis (Dipam/DPGV), deflagrou a Operação “Ano Novo, Vida Nova”, terá a duração de 24 horas e faz parte de um conjunto de ações para reduzir os índices de violência doméstica contra mulheres e meninas em todo o estado.
O objetivo dessa operação estadual é coibir ciclos de violência doméstica e familiar contra a mulher no início de ano, com o cumprimento de mandados de busca e apreensão de armas de fogo e de prisão contra agressores, bem como verificando denúncias anônimas e promovendo a conscientização da rede de apoio.
Por meio da ação os policiais cumprirão mandados de busca e apreensão e mandados de prisão em diversas cidades gaúchas e farão a fiscalização e averiguação de denúncias anônimas recebidas, monitoramento de tornozeleiras eletrônicas e distribuição de informativos em locais de grande circulação com o tema "O ano mudou, sua vida também pode mudar”.
*Informações PC