Segurança
Publicado em 27/09/2025 às 09:22
Polícia Civil leva Programa Libertar a estudantes em Barra do Guarita
Iniciativa orienta jovens e educadores sobre riscos no ambiente físico e virtual
A Polícia Civil apresentou o Programa Libertar na Escola Estadual João Leopoldo Vogt, em Barra do Guarita, na última quarta-feira, 24 de setembro. A atividade foi voltada para os alunos do ensino médio noturno e contou com a participação de cerca de 34 estudantes e seis professores.
A palestra foi conduzida pela inspetora Liara Fabricio de Moura, que destacou os cuidados necessários em relação à exposição de crianças e adolescentes nas redes sociais. Segundo ela, ambientes virtuais podem ser utilizados por agressores para capturar imagens e se aproximar de possíveis vítimas, prática que pode resultar em crimes como o chamado estupro virtual.
Foram abordados ainda os perigos presentes tanto no espaço físico quanto no digital, além de condutas passíveis de penalização legal. A inspetora também orientou sobre cuidados a serem observados pelos pais, alertas em jogos online, riscos relacionados ao uso da internet e formas de denúncia, como o Disque 100.
O Programa Libertar é uma iniciativa da Polícia Civil do Rio Grande do Sul que busca informar, orientar e empoderar crianças, adolescentes, famílias e educadores a respeito da prevenção de violações de direitos e da promoção de um ambiente mais seguro.
*Com informações PC