Geral
Publicado em 22/11/2022 às 10:34
Portela Iluminada: novo sistema começou a ser implantado
Programa de Modernização da Iluminação Pública contemplará 100% do perímetro urbano e ainda localidades do interior e da Terra Indígena do Guarita. Sai a lâmpada convencional e entra a de LED
Até o final deste ano Tenente Portela terá uma nova iluminação pública, com a totalidade das luminárias de LED. A melhoria vai contemplar 100% do perímetro urbano e também localidades do interior e da Terra Indígena do Guarita. A ação integra o Programa de Modernização da Iluminação Pública, chamado de “Portela Iluminada”.
O trabalho de substituição começou na quarta-feira, 16 de novembro. De acorco com levantamento da empresa responsável pelo projeto, serão quase dois mil pontos em que as luminárias tradicionais darão lugar as lâmpadas de LED.
O prefeito Rosemar Sala e a secretária de Políticas Estruturantes e Zeladoria, Salete Sala, têm acompanhado de perto o projeto, desde a sua elaboração até a execução. O substituição já era para ter começado na metade do ano, porém, a empresa contratada teve dificuldades na importação de parte do material, o que resultou no adiamento.
Nesta quinta, 17, o gerente estadual da Quark Engenharia, Davi Lima, esteve no Gabinete do Prefeito. Ele relatou que a estimativa é alcançar 600 pontos até a metade da próxima semana. O representante da empresa destacou que o compromisso é entregar um serviço de qualidade, cumprindo os prazos e todas as demais obrigações contratuais.
Para execução do “Portela Iluminada” a zona urbana foi dividida em sete regiões, sendo que a primeira a ser contemplada compreende os bairros Operário e Mutirão e arredores. Ainda nesta semana o trabalho chegará no Centro da cidade. Além de tornar as noites portelenses muito mais iluminadas e seguras, a ação vai garantir a eficiência do sistema e a redução de custos.
O investimento total gira em torno de R$ 3,6 milhões que serão pagos em cinco anos com recursos oriundos da CIP - Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública. A implantação do programa foi aprovada pela Câmara de Vereadores.
*Com informações Ascom | Prefeitura de Tenente Portela