Geral
Atualizado ontem às 14:16
Posto Médico Legal de Frederico Westphalen é reinaugurado e entregue ao IGP
Local foi reformado pela prefeitura e voltará a ser usado para a realização de necropsias. Executivo quer batizar PML em homenagem a Vanderlei Cadore, falecido há exatamente um ano.
Desativado desde 2019, o Posto Médico Legal (PML) de Frederico Westphalen está pronto para a retomada das atividades. Nesta quarta-feira, 28, a prefeitura fez a entrega simbólica da reforma do prédio ao Instituto Geral de Perícias (IGP).
O espaço fica dentro do Cemitério Jardim da Saudade e passou por reformas no segundo semestre de 2025, com investimento próximo dos R$ 80 mil, por parte da Prefeitura de FW. Segundo o Secretário de Planejamento, Valdenir Cadore, a sala – que até 2019 abrigava o serviços do IGP – estava abandonada e em condições precárias. Houve troca de piso e forro e reforma dos sistemas de energia elétrica e de tratamento.
Reforma antecede retomada do serviço
A entrega das chaves do novo PML ao IGP é um passo crucial para a retomada dos serviços de necropsias em Frederico Westphalen. Desde 2019, 32 municípios da região não contam com o tal serviço em FW, já que o médico-legista que atuava na cidade se aposentou.
A reforma antecede a retomada do serviço já que, no fim do ano passado, o Governo do Estado concluiu um processo seletivo de médicos-legistas para atuarem no IGP e reservou três profissionais para atuarem em Frederico Westphalen. Outros dois técnicos em perícias também serão lotados no município, se somando a outra profissional que já atua em FW.
Durante esse período sem necropsias na cidade, vítimas de mortes violentas – como homicídios, suicídios, acidentes de trânsito ou de trabalho – precisavam ser removidas para outros postos médicos do IGP no Estado, como Palmeira das Missões, Ijuí e Carazinho.
Emoção na cerimônia e homenagem
O drama enfrentado pelas famílias que perdem entes de forma trágica e precisam aguardar horas até a liberação do corpo é um dos motivos por trás da mobilização da prefeitura e de demais entes públicos pela retomada do PML na cidade. O próprio secretário Cadore relatou ter passado por tal situação.
Há exatamente um ano, em 8 de janeiro de 2025, Cadore perdeu seu irmão, Vanderlei Cadore (também conhecido como Candinho), de forma trágica. A angústia enfretada pelos familiares e a demora na liberação do corpo fizeram com que a solução do problema se transformassem em meta pessoal do secretário. Emocionado, ele falou sobre o sentimento de fazer a entrega em nome do seu irmão.
– Naquele dia [8 de janeiro de 2025], prometi ao meu irmão que eu iria fazer de tudo para que isso não acontecesse com outras pessoas e suas famílias. Começamos a mobilização para trazer os médico-legistas e reativar o posto. Pensamos o projeto de reforma e, coincidentemente, estamos entregando ela hoje, no aniversário da morte do meu irmão. Não foi nada planejado, jamais, mas notei essa coincidência e não consigo conter a emoção. Hoje, certamente, o Candinho está lá no céu nos olhando. Um abraço 'mano véio', o PML está entregue e ninguém vai mais sofrer com isso –, falou.
Em homenagem a Candinho, a prefeitura decidiu batizar o PML com seu nome. Nos próximos dias,a Prefeitura de FW enviará à Câmara de Vereadores um projeto para nomear o local como Posto Médico Legal Vanderlei Cadore.
Veja mais detalhes aqui, em vídeo.
Ainda participaram do ato o prefeito Orlando Girardi, a Chefe regional do IGP em FW, Cassilda Rossatto, vereadores e demais integrantes dos poderes Executivo e Legislativo do municípios.