Últimas
Publicado hoje às 08:56
Prazo para garantir parcelamento do IPVA 2026 encerra nesta sexta
Contribuintes ainda podem dividir o imposto em até seis vezes sem juros ou quitar com até 22,40% de desconto
O prazo para contribuintes aderirem ao parcelamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2026, termina nesta sexta-feira, 30 de janeiro. Essa modalidade permite parcelar o imposto em seis vezes sem juros e continua sendo uma alternativa para quem busca organizar o orçamento do início do ano.
Ao iniciar o pagamento em janeiro, o contribuinte também garante os descontos de antecipação que se somam aos benefícios do Bom Motorista e do Bom Cidadão. Na primeira parcela, a redução pode chegar ao máximo de 22,40%, considerando todas as vantagens disponíveis. Os descontos de antecipação são progressivos e incluem 3% em janeiro, 2% em fevereiro e 1% em março.
Quem não fizer o pagamento inicial até o dia 30 não poderá mais optar pelo parcelamento. Nesse caso, a quitação será possível apenas em cota única, com desconto de 2% em fevereiro, 1% em março ou até 30 de abril, data do vencimento por placas, quando não há benefício de antecipação. Em todas as modalidades permanecem válidos as reduções previstas do Bom Motorista e do Bom Cidadão.
Pagamento ainda garante descontos
O Bom Motorista concede descontos conforme o período sem infrações de trânsito. Neste ano, 920 mil veículos podem ter direito à redução máxima. Os descontos são aplicados da seguinte forma:
15% para quem está três anos sem multas;
10% para quem não registra infrações desde novembro de 2023;
5% para quem não foi autuado de novembro de 2024 a outubro de 2025.
Já o benefício Bom Cidadão oferece desconto a quem inclui o CPF nas compras do varejo. Em 2026, o programa bateu recorde de veículos contemplados, com 908 mil beneficiados. A redução varia conforme o número de notas fiscais acumuladas:
5% para quem registra pelo menos 150 notas;
3% entre 100 e 149 notas;
1% entre 51 e 99 notas.
Atenção redobrada
Parar consultar o valor do IPVA ou gerar o QR Code para pagamento é necessário acessar o site, usando a autenticação pelo login gov.br. O governo do Estado não envia links ou boletos de cobrança do IPVA. É importante também que os motoristas estejam atentos ao beneficiário do Pix. Antes de efetuar o pagamento, verifique as informações do destinatário.
O IPVA é devido para veículos fabricados a partir de 2007, com exceção dos isentos por lei. Para pagar, basta apresentar o código Renavam e a placa nos bancos credenciados ou gerar o QR Code pelo site ou pelo aplicativo IPVA RS. O pagamento pode ser feito via Pix ou nas instituições Banrisul, Bradesco (correntistas), Banco do Brasil (correntistas), Sicredi, Sicoob e lotéricas da Caixa.
*Informações Governo RS