Geral
Atualizado em 05/11/2025 às 09:50
Prefeito de FW busca em Brasília investimentos em saúde e habitação
Em conversa com o lider da bancada gaúcha o chefe do executivo pede recursos para a conclusão da oncologia
Nesta semana, o prefeito de Frederico Westphalen, Orlando Girardi, cumpre agenda em Brasília acompanhado pelo secretário da Indústria e Comércio, Diego Beroletti da Rocha, e pelo assessor de Projetos, Renato Gemelli Bonadiman, em uma série de compromissos voltados à captação de recursos para o município.
Na segunda-feira, 3 de novembro, o prefeito protocolou junto ao deputado federal Marcelo Moraes, coordenador da Bancada Gaúcha, uma solicitação de emenda parlamentar para a conclusão e implantação do setor de Oncologia do Hospital Divina Providência (HDP). O pedido busca ser incluído na cédula de votação das emendas da bancada para 2026, visando garantir investimentos considerados estratégicos para o fortalecimento da rede de saúde regional. Pedido que foi reforçado em audiência com o senador Luiz Carlos Heinze e também com o deputado federal Tenente-Coronel Zucco, onde, também, foi protocolado o pedido de emendas parlamentares voltadas a investimentos em diferentes áreas do município.
Na terça-feira, 4 de novembro, a agenda incluiu uma reunião no Ministério das Cidades, com Sérgio Calderini, assessor da Secretaria Nacional de Habitação, oportunidade em que foram discutidas possibilidades de acesso a programas habitacionais voltados ao município, com foco na ampliação da oferta de moradias e no fortalecimento das políticas públicas locais para o setor.
De acordo com o prefeito Orlando Girardi, a mobilização da administração municipal em Brasília reafirma o compromisso com o desenvolvimento de Frederico Westphalen. “Estamos empenhados em garantir recursos que possam transformar a realidade da nossa população, especialmente nas áreas essenciais, como saúde e habitação”, destacou.
As agendas seguem ao longo da semana e novas tratativas devem ser encaminhadas junto a ministérios e representantes parlamentares.
*Com informações Ascom/FW