Geral
Atualizado em 06/08/2021 às 14:30
Prefeitos da Amzop decidem em assembleia não assinar aditivo contratual proposto pela Corsan
No encontro os prefeitos também discutiram questões relacionadas as novas medidas restritivas da Covid-19
Os prefeitos da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), voltaram as reuniões presenciais na quinta-feira, 5 de agosto, em Seberi. Durante a assembleia os gestores firmaram posição conjunta de não assinar o aditivo contratual proposto pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). Os prefeitos salientam a necessidade de aprofundar as discussões e que o tempo proposto pelo Governo do RS não é suficiente para debater um assunto tão importante.
Segundo o presidente da Amzop, prefeito de São Pedro das Missões, Antônio Ferreira da Silva o encontro foi importante para contribuir com o debate e sanar as dúvidas dos gestores sobre o novo marco regulatório e a possível venda da companhia de saneamento gaúcha. “Percebemos que os 43 gestores municipais têm muitas dúvidas e querem mais tempo para se posicionar a respeito de um tema tão importante e que diz respeito a toda a comunidade do Rio Grande do Sul”, disse.
O prefeito de Palmeira das Missões, Evandro Massing citou o relatório da Corsan, de 2020, onde cita que a companhia tem 96% da cobertura de água nos municípios e 17,6 de esgoto e que o marco regulatório vai até 2033. “Não há razão de apressar as coisas e sabemos que a Corsan é superavitária, sendo que no caso de Palmeira das Missões arrecada anualmente R$ 14 milhões e garante um lucro extra-oficial de R$ 6 milhões”, afirma.
No encontro os prefeitos discutiram questões relacionadas às medidas restritivas neste período de pandemia do Covid-19. O presidente salientou que a orientação da Amzop é que bares e restaurante possam ter entrada de público até as 2h e até as 3h para o fechamento total, “ocorre flexibilizações, mas os prefeitos sabem da realidade de cada município para fazer o Decreto”, afirmou.
Outros assuntos de interesse comum dos municípios foram abordados, como o Campeonato da Amzop. A imprensa acompanhou os trabalhos. A reunião teve o assessoramento do Secretário Executivo, Edinaldo Rossetto, a secretária Jane dos Anjos e do diretor da CDP/Direito Gladimir Chiele.
Veja a entrevista exclusiva com o presidente da Amzop: