Geral
Atualizado em 04/09/2025 às 16:25
Prefeitos da região solicitam a criação de comarca com sede em Jaboticaba
Projeto da nova sede agregaria seis municípios e foi formalizado ao TJRS nesta quarta-feira, 3 de setembro
Prefeitos e demais lideranças da região estão buscando a criação de uma nova comarca na área da Associação de Municípios da Zona da Produção (Amzop). O desejo é que a estrutura seja instalada em Jaboticaba e agregue outros cinco municípios, além da sede: Lajeado do Bugre, Sagrada Família, Cerro Grande, São Pedro das Missões e Boa Vista das Missões.
O pedido, endossado pela própria Amzop, foi entregue oficialmente ao Tribunal de Justiça do RS nesta quarta-feira, 3 de setembro, em Porto Alegre. O encontro foi mediado pelo deputado estadual Gilmar Sossella e contou com a presença da corregedora-geral do TJRS, desembargadora Fabianne Breton Baisch, além de demais desembargadores do Tribunal.
“Jaboticaba está estrategicamente localizada e reúne condições para sediar a Comarca, beneficiando milhares de cidadãos que hoje precisam percorrer longas distâncias para ter acesso ao Judiciário", disse o prefeito de Jaboticaba, Edvaldo Ribeiro.
De acordo com o documento protocolado e entregue ao TJRS, a criação da nova comarca vai descentralizar os serviços da Justiça, reduzir despesas, otimizar o tempo dos jurisdicionados, aproximar o Poder Judiciário da população e dar mais agilidade na tramitação de processos. Hoje, parte dos municípios que seriam agregados nesta nova comarca fazem parte da jurisdição de Rodeio Bonito ou de Palmeira das Missões.
O presidente da Amzop, Adilson Balestrin, ressaltou a importância do movimento conjunto. “Este é um pleito justo, que representa desenvolvimento regional e aproxima a Justiça das pessoas. Estamos unidos em torno desse objetivo, que trará mais agilidade e eficiência para toda a microrregião.”
Participaram da reunião o presidente da AMZOP e prefeito de Seberi, Adilson Balestrin, o prefeito de Jaboticaba, Edvaldo Ribeiro, o prefeito de Boa Vista das Missões, Beto, o prefeito de São Pedro das Missões, Rafael Fumagalli, o prefeito de Sagrada Família, Mauro Galatto, advogados da microrregião, o vice-prefeito de Boa Vista das Missões, Paulinho, o secretário de Administração de Lajeado do Bugre, Diego Bueno, além de lideranças políticas e comunitárias da região.
*Com informações da Amzop