Geral
Atualizado em 27/05/2020 às 16:17
Prefeitos trabalham pela federalização da RSC-163
Objetivo é garantir a construção de uma ponte no Rio Uruguai, ligando Barra do Guarita (RS) e Itapiranga (SC)
Prefeitos da região Celeiro trabalham na busca da federalização na RSC-163, trecho entre Tenente Portela e Barra do Guarita. O objetivo é garantir a construção de uma ponte no Rio Uruguai, ligando Barra do Guarita (RS) e Itapiranga (SC).
Este assunto foi tema de entrevista do presidente da Associação dos Municípios da Região Celeiro (Amuceleiro), prefeito de Braga, Carlos Alberto Vigne – o Nei, durante o Comando Regional da Rádio Chiru desta quarta-feira, 27 de maio.
Vigne informou que o processo de federalização da rodovia no trecho de Santa Catarina está avançado. De acordo com o presidente da Amuceleiro, o documento para federalizar a RSC-163 aguarda somente a assinatura do governador de SC, Carlos Moisés.
Sobre o trecho em solo gaúcho, Vigne destacou que os prefeitos dos 21 municípios da Amuceleiro já protocolaram um pedido de federalização no Governo do Estado, junto ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Paralelamente, os municípios da região estão subsidiando o pagamento de um estudo de impacto ambiental da construção da ponte.
Nei destacou também que os prefeitos estão buscando auxílio da Assembleia Legislativa para acelerar o processo, inclusive um grupo de prefeitos já este reunido com o presidente Ernani Polo. A federalização depende de aprovação da AL/RS. Uma segunda reunião, agora virtualmente, deverá realizada para que esse pedido seja debatido.
Atualmente, a travessia do Rio Uruguai neste ponto é realizada por uma balsa.