Geral
Publicado em 20/12/2025 às 09:06
Prefeitura de Frederico Westphalen doa terreno para nova sede do Lar São Francisco
Projeto que doa a área no Bairro Nova Aparecida foi aprovada pela Câmara
Na tarde desta sexta-feira, 20 de dezembro, a Prefeitura de Frederico Westphalen oficializou a doação de um terreno para a construção da sede própria do Lar São Francisco. O ato foi conduzido pela prefeita em exercício, Marizete Frozzi, que recebeu o prefeito de Caiçara e presidente da instituição, Zílio Roggia.
O terreno está localizado no Bairro Nova Aparecida e teve a doação encaminhada pelo Poder Executivo ao Legislativo, sendo aprovada pela Câmara de Vereadores. A iniciativa representa um passo importante para o fortalecimento da rede regional de acolhimento de crianças e adolescentes afastados temporariamente do convívio familiar. O imóvel foi avaliado em R$ 700 mil.
O presidente do Lar São Francisco reforçou que o espaço permitirá maior comodidade e será essencial para qualificar o atendimento às crianças. “Estou muito feliz por termos conseguido esse terreno, que pertence ao município de Frederico Westphalen, para um bem maior e comum, que é atender crianças afastadas temporariamente do convívio familiar por diversos motivos. Agora, faremos uma força-tarefa regional para construir a nova sede”, salientou Roggia.
A formalização contou ainda com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, além de lideranças locais, reforçando o apoio institucional à construção da nova estrutura. “Estamos à disposição para auxiliar na busca de recursos e parcerias que viabilizem a construção da nova sede”, afirmou o secretário.
O espaço será destinado ao acolhimento, cuidado e desenvolvimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, garantindo melhores condições de atendimento e segurança. A nova sede permitirá a ampliação e a qualificação dos serviços prestados pela instituição, que atua de forma regional, atendendo crianças dos municípios da comarca de Frederico Westphalen, que abrange, além da sede, Caiçara, Palmitinho, Pinheirinho do Vale, Taquaruçu do Sul, Vicente Dutra e Vista Alegre.
A prefeita em exercício destacou o apoio do prefeito licenciado, Orlando Girardi, na concretização da doação. “O prefeito Orlando entendeu a importância deste gesto, que garantirá às crianças um local mais adequado e seguro para seu desenvolvimento”, ressaltou Marizete.
A doação atende a uma recomendação do Ministério Público para que seja viabilizado um local maior e mais adequado ao atendimento das crianças. Pelo projeto aprovado, o Consórcio Intermunicipal Lar de Acolhimento São Francisco (Cilasfra), responsável pela gestão da casa de acolhimento, tem prazo de 12 meses para iniciar a obra e de 48 meses, a partir da doação, para concluir a construção. Caso contrário, o terreno retorna ao patrimônio do município.
*Com informações Ascom/FW