Geral
Publicado em 07/03/2025 às 16:15
Prefeitura de FW anuncia que pretende realizar concurso público em 2025
Secretaria da Administração quer lançar edital de abertura ainda no primeiro semestre. Atualmente, 58% dos servidores do Executivo são contratados.
Uma das principais metas da administração de Frederico Westphalen em 2025 é a realização de um concurso público. O desejo foi manifestado pelo prefeito, Orlando Girardi, e pelo Secretário da Administração, Ernesto Baggio, em entrevista concedida ao Grupo Chiru reveja a entrevista aqui.
O objetivo é tratado como uma das prioridades deste ano pelo Executivo Municipal. O tema ainda está na fase de debates entre a equipe de governo, mas Baggio comentou que deseja lançar o edital de abertura do concurso público até a metade do ano. “Serão muitas vagas para muitos cargos”, antecipou o Secretário da Administração.
Mais da metade dos servidores é formada por contratados
A pressa que a administração tem em promover o concurso se dá também pelo alto número de contratados que integram o quadro de servidores hoje. Segundo Girardi, apenas 42% dos funcionários são efetivos atualmente.
“Temos que fazer o concurso público. A administração tem hoje 1,1 mil funcionários, sendo 577 contratados e 529 concursados. Precisamos fazer esse concurso para que, quando vencermos esse nosso mandato, o próximo prefeito encontre uma organização pública funcionando para, já no primeiro dia, saber receber o patrimônio e oferecer parte do serviço público para a cidade”, disse.
Expectativa é pela abertura de vagas em aproximadamente 50 cargos
Embora ainda não tenha sido definida a quantidade de vagas, a expectativa é pela disponibilização de postos em cerca de 50 cargos. Esse foi o montante aproximado que constou em um edital aberto em dezembro de 2023, pela administração de José Alberto Panosso.
Na época, o edital buscava selecionar uma banca para realizar concurso público. O documento indicava que seriam abertas vagas para os seguintes cargos: Agente Administrativo, Assistente Social, Arquiteto, Bibliotecário, Cirurgião Dentista, Contador, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fiscal, Fiscal Ambiental, Fiscal de Obras, Fiscal de Tributos, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Generalista, Médico Ginecologista e Obstetra, Médico Oftalmologista, Médico Pediatra, Médico Psiquiatra, Médico Veterinário, Nutricionista, Pedagogo, Procurador, Professor de Ciências, Professor de Educação Física, Professor de Geografia, Professor de História, Professor de Inglês, Professor de Matemática, Professor de Português, Psicólogo, Técnico em Controle Interno, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Agente Administrativo Auxiliar, Auxiliar de Saúde Bucal, Educador Social, Professor de Anos Iniciais, Professor de Educação Infantil, Intérprete de Libras, Fiscal Sanitarista, Tesoureiro, Operário Especializado, Pedreiro, Eletricista, Servente, Gari, Motorista e Operador de Máquinas.
Tal processo licitatório foi considerado fracassado, tendo em vista que apenas uma banca apresentou proposta e o valor foi considerado acima do estipulado pelo município.