Geral
Publicado em 14/01/2026 às 16:12
Prefeitura de FW e sindicatos fecham acordo e garantem reajuste de 6% aos servidores municipais
Reposição salarial será incorporada já na próxima folha e inclui ganho real; proposta foi aprovada pelas categorias
Na manhã da última segunda-feira, 12, o prefeito de Frederico Westphalen, Orlando Girardi, reuniu-se em seu gabinete com representantes do Sindicato dos Municipários de Frederico Westphalen (SindisFred) e do Sindicato dos Professores e Profissionais da Educação (SindiEdu-FW) para tratar da reposição salarial dos servidores públicos municipais referente ao ano de 2026.
Durante o encontro, o chefe do Executivo apresentou dados atualizados das finanças do município e manifestou preocupação com a redução nos repasses do ICMS e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Girardi reforçou que a gestão municipal mantém como princípio o equilíbrio fiscal e a responsabilidade na aplicação dos recursos públicos.
– Nosso governo é pautado na receita e na responsabilidade com as contas públicas. Precisamos garantir que todos os compromissos do município sejam cumpridos sem comprometer o equilíbrio financeiro–, afirmou o prefeito.
Participaram da reunião a presidente do SindiEdu-FW, professora Taise Bernardi, e o presidente do SindisFred, Onir do Amaral, que apresentaram as expectativas das categorias em relação ao reajuste salarial.
Durante a conversa, o prefeito também confirmou que o concurso público municipal está em fase de preparação e deverá ser lançado nos próximos meses. Segundo Girardi, a reposição do quadro funcional é uma prioridade da administração. “Houve atraso na realização do concurso em função das demandas e da redução do número de servidores, mas o ingresso de novos profissionais é fundamental para enfrentar os desafios da gestão pública”, explicou.
Ao final das negociações, o Executivo Municipal apresentou proposta de reajuste total de 6%, sendo 4,26% referentes à variação do IPCA acumulado nos últimos 12 meses e 1,74% de ganho real.
Na terça-feira, 13, os sindicatos realizaram assembleias para deliberar sobre a proposta. Conforme o SindiEdu-FW, o reajuste foi aprovado com uma abstenção e dois votos contrários. Já o SindisFred aprovou a proposta por unanimidade.
Com o acordo firmado, o reajuste de 6% será incorporado já na próxima folha de pagamento, beneficiando todas as categorias do funcionalismo público municipal de Frederico Westphalen.
*Informações Ascom/FW