Geral
Publicado sexta às 15:57
Prefeitura de Liberato Salzano dá início à obra de ampliação da Unidade Básica de Saúde
Investimento de R$ 350 mil, viabilizado pela Rede Bem Cuidar, prevê novo espaço para ambulâncias e auditório para reuniões e treinamentos.
Na manhã de segunda-feira, 19, a Prefeitura de Liberato Salzano deu início oficial à obra de ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do município. O ato contou com a presença do prefeito Gilson de Carli (MDB), do vice-prefeito Antônio Guadagnin (PDT), além de vereadores, secretários e servidores municipais.
Na oportunidade, o gestor assinou a ordem de início para a execução dos trabalhos. O investimento total será de R$ 350 mil, recursos conquistados junto ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Estadual da Saúde, através da Rede Bem Cuidar.
Recursos da Rede Bem Cuidar
A Rede Bem Cuidar RS (RBC/RS) integra o Programa Estadual de Incentivos para a Atenção Primária à Saúde (PIAPS), dentro do componente estratégico de qualificação da Atenção Primária à Saúde (APS).
O programa é uma proposta de colaboração entre as gestões estadual e municipal, os trabalhadores da saúde e a população, com o objetivo de incentivar a melhoria e o fortalecimento dos serviços de atenção primária oferecidos à população gaúcha.
Estrutura e funcionalidades
A nova estrutura contará com dois pavimentos. No primeiro, será implantada uma garagem para ambulâncias e veículos da Secretaria Municipal de Saúde. Já no segundo pavimento, será construído um auditório, que será utilizado para reuniões, treinamentos da equipe e atividades com pacientes.
Compromisso com a saúde
O prefeito Gilson de Carli destacou a importância da obra, afirmando que o investimento reflete o compromisso da atual gestão com a estruturação do atendimento em saúde, por meio da ampliação e qualificação do quadro de profissionais e também da melhoria da estrutura física.
O secretário municipal de Saúde, Adir Marcolan, ressaltou que a ampliação é necessária para proporcionar melhores condições de trabalho à equipe, além de garantir um espaço adequado para encontros e para o armazenamento dos veículos, contribuindo para a preservação do patrimônio público.
*Informações de Edevaldo Stacke/Ascom Liberato Salzano