Geral
Publicado em 27/12/2022 às 17:10
Prefeitura de Palmitinho aguarda reconhecimento de Decreto de Emergência devido à estiagem
Emater/RS estima diminuição de 30% na atividade leiteira
A Administração de Palmitinho aguarda para que seja reconhecida a situação de emergência devido à estiagem. O Decreto 106 foi publicado em 16 de dezembro.
O documento assinado pelo prefeito Caetano Albarello, foi encaminhado para homologação da Defesa Civil do Rio Grande, com o objetivo de garantir auxílio financeiro para que o município possa continuar atendendo as famílias afetadas pela estiagem.
O Decreto 106 é válido por 180 dias e foi publicado depois de um amplo levantamento das perdas causadas pela estiagem que afeta, principalmente, as lavouras de milho e as pastagens para bovinocultura de leite. As perdas estimadas pela Emater/RS, aponta para 30% de queda de produtividade na atividade leiteira. O prejuízo nas mais diversas culturas ultrapassa os R$ 22 milhões.
Mais de 40 propriedades já são atendidas pela prefeitura, que, diariamente, destina caminhões pipa para o transporte de água para o consumo humano das famílias afetadas e para a dessedentação animal, na suinocultura, bovinocultura e avicultura.
Segundo a Defesa Civil do RS já são 12 prefeituras que adotaram a medida. Alguns municípios também estão enfrentando dificuldades para o abastecimento de água para o consumo humano, principalmente nas zonas rurais.
* Fonte: Ascom/Prefeitura de Palmitinho