Região
Publicado hoje às 15:45
Prefeitura de Palmitinho divulga calendário anual de recolhimento de vidros
Entrega deve ser feita na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, conforme datas marcadas
A Prefeitura de Palmitinho, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, divulgou o calendário anual de recolhimento de vidros no município. A iniciativa tem como objetivo dar a destinação correta a esse tipo de resíduo e reforçar a importância da conscientização ambiental da comunidade.
De acordo com a Secretaria, os vidros devem ser levados diretamente até a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, sempre nas datas marcadas em verde no calendário divulgado pela Prefeitura. A população deve ficar atenta aos dias específicos de cada mês para realizar a entrega.
A administração municipal reforça que vidros de medicamentos não serão aceitos durante o recolhimento. Esses materiais devem ser devolvidos obrigatoriamente no local de aquisição, como farmácias, postos de saúde ou agropecuárias, que são responsáveis pela destinação correta conforme determina a legislação da Logística Reversa.
Lâmpadas também não serão aceitas, já que não são consideradas vidros comuns. Assim como os medicamentos, elas devem ser devolvidas no local de compra, que tem a obrigatoriedade legal de encaminhar o material para destinação correta.
As datas de recolhimento de vidros em 2026 são: 06 de fevereiro, 06 de março, 10 de abril, 08 de maio, 12 de junho, 03 de julho, 07 de agosto, 04 de setembro, 02 de outubro, 06 de novembro, 04 de dezembro.
A Prefeitura lembra ainda que, para outros resíduos específicos, existem ações complementares no município. No caso de resíduos eletrônicos, são realizadas campanhas anuais de recolhimento, divulgadas previamente à comunidade.
Já para o óleo de cozinha usado, o município mantém um coletor disponível na Secretaria de Agricultura. O material deve ser entregue em recipiente fechado, como garrafa PET. Como incentivo, a cada litro de óleo entregue, o morador recebe uma barra de sabão.