Região
Atualizado em 14/10/2025 às 17:14
Prefeitura de Seberi lança o programa “Seberi Mais Limpa”
Ao todo foram instalados cinco novos ecopontos de vidro e mais de 120 lixeiras
Na última sexta-feira, 10 de outubro, a Prefeitura de Seberi realizou o lançamento do projeto “Seberi Mais Limpa”, a iniciativa reúne ações voltadas à melhoria da limpeza urbana, sustentabilidade e conscientização ambiental no município. O programa é desenvolvido pelas secretarias de Desenvolvimento, Infraestrutura Urbana e Agricultura e Meio Ambiente, com o apoio de instituições parceiras e da comunidade local.
A primeira parceria oficial do programa foi firmada com a Universidade Federal de Santa Maria – Campus Frederico Westphalen (UFSM-FW), que vem realizando estudos técnicos e diagnósticos sobre as melhorias da limpeza urbana e o descarte de resíduos em Seberi. “Essa cooperação científica tem o objetivo de embasar as futuras ações do programa, garantindo que as decisões sejam orientadas por dados e boas práticas ambientais”, comentou a secretária de desenvolvimento Francislaine Balestrin.
No evento de lançamento, estiveram presentes autoridades, secretários municipais, servidores, vereadores, lideranças locais e representantes da comunidade. Além disso, foi destacada a importância das parcerias institucionais que fortalecem o programa.
O “Seberi Mais Limpa” nasce como uma política pública permanente, envolvendo educação ambiental, infraestrutura e engajamento da comunidade. “De nada adianta criarmos um programa se não tiver o engajamento da comunidade, afinal de contas a comunidade precisa fazer a sua parte separando o lixo e levando até as respectivas lixeiras e os vidros depositando nos ecopontos” reforçou o prefeito Adilson Balestrin.
O que já foi feito:
Entre as medidas já realizadas pelo programa, a Prefeitura investiu na aquisição de mais de 120 lixeiras públicas, ampliando os pontos de coleta em vias e espaços públicos, e já tem planejada a confecção e instalação de mais 50 novas unidades nos próximos meses.
O Lions Clube Seberi Centenário, sob a presidência de Ângela Argenta, buscou junto ao Sicredi Conexão, por meio do Fundo de Desenvolvimento Regional, a aquisição de dois ecopontos de descarte de vidro. Complementando a iniciativa, a Prefeitura adquiriu com recursos próprios mais três ecopontos, totalizando cinco novas unidades e um investimento conjunto de R$35 mil nesta ação.
Nos próximos meses mais ações serão realizadas com diferentes entidades e empresas parceiras.
*Com informações/Ascom Seberi
**Sob supervisão de Heloíse Santi