Região
Publicado em 07/10/2025 às 16:19
Prefeitura de Vista Gaúcha recebe o nome de Centro Administrativo Professor Renato Roque Ruschel
Nome é uma homenagem a um dos principais colaboradores na história política e educacional do município
Autoridades, familiares e moradores de Vista Gaúcha participaram da cerimônia que oficializou o novo nome do prédio da prefeitura o Centro Administrativo Professor Renato Roque Ruschel, que ocorreu na última segunda-feira, 6 de outubro, em frente à sede do poder executivo.
A proposta partiu do da gestão municipal e foi aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores, como forma de homenagem a um dos grandes nomes da história local.
Durante o ato, o prefeito Claudemir José Locatelli destacou o significado histórico da homenagem e a importância de manter viva a memória de quem ajudou a construir a base da administração municipal. “É um momento histórico para o nosso município. O professor Renato deixou um legado extraordinário, não só na parte administrativa, mas também na educação e como ser humano. Ficamos eternamente gratos por tudo o que ele representou. Agora, com esse ato, conseguimos eternizar o seu nome na nossa comunidade”, afirmou Locatelli.
O professor Renato, como era conhecido, participou ativamente da formação da administração municipal desde a emancipação político-administrativa de Vista Gaúcha, contribuindo para o desenvolvimento da educação e para a consolidação da gestão pública.
Representando a família, o filho Luciano Ruschel, agradeceu a homenagem em nome da mãe, Inês, e dos irmãos Rodrigo e Daniela, destacando a coincidência simbólica da data. “Hoje completam-se exatamente dois anos da partida do pai. É impossível não se emocionar. Ele sempre foi uma pessoa que prezava pelo correto, pelo justo, independentemente de bandeiras políticas. Essa atitude da Prefeitura e da Câmara demonstra respeito e gratidão, e vai inspirar as futuras gerações a conhecerem quem foi ele e o que representou para Vista Gaúcha”, declarou Luciano.
O homenageado
Renato Roque Ruschel formou-se no magistério em Itapiranga e licenciou-se em Letras pela Universidade de Passo Fundo, com formação plena pela UNIJUÍ. Em 2006, concluiu o curso de Direito pela URI – Campus de Frederico Westphalen.
Foi professor e diretor da Escola Rural de Bom Plano e também lecionou Português e Inglês no Ginásio Comercial Humberto de Campos, em Vista Gaúcha. Antes da emancipação do município, atuou como vereador suplente e secretário de Educação em Tenente Portela, além de dirigir a Escola Cenecista de 2º Grau Tenente Portela.
Com a criação de Vista Gaúcha, passou a integrar o governo municipal, estando a frente de pastas como Educação e Administração, desempenhando papel essencial na organização da nova estrutura pública.
Autor e pesquisador, foi coautor dos livros Tenente Portela 1955/1980 e Compêndio de Orientações ao Professor, além de editor da Revista Vista Gaúcha (1989–1992) e do livro Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Cinquenta anos celebrando fé e vida.
*Com informações da Rádio A Verdade
**Sob supervisão de Heloise Santi