Geral
Atualizado em 27/03/2021 às 11:46
Presidente da Federasul fala sobre ações para retomada gradual das atividades econômicas
Destaque da gestão de Anderson Cardoso vai ser na inovação das empresas
O programa Manhã News da última quinta-feira, 25 de março, contou com a entrevista do presidente da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul (Federasul), Anderson Trautman Cardoso. Foram abordados assuntos referentes a volta do sistema de cogestão, impacto econômico com o fechamento de algumas atividades do comércio e medidas de inovação que podem contribuir para o fortalecimento das empresas.
No encontro “Tá na Mesa” da Federasul, realizado de forma on-line no dia 10 de março, o Governador Eduardo Leite anunciou a intenção de retomada do sistema de cogestão pelos municípios. A volta do modelo foi amplamente defendida pela Federasul para amenizar o impacto econômico da crise sanitária, já que prevê uma maior flexibilização das atividades ao permitir que os municípios adotem regras mais brandas daquelas determinadas pelo Estado.
Com o retorno do sistema de cogestão no dia 22 de março, o presidente da Federasul recordou os números do último ano, com queda do PIB gaúcho em 7%, enquanto a média do Brasil apontou 4% de queda. Outro fator preocupante frisado por Cardoso foi a classificação do Rio Grande do Sul em 26º lugar entre os Estados na geração de emprego no Brasil.
“Entendemos que agora temos que avançar, depois de três semanas com o nosso comércio fechado essa retomada se dá com o atendimento de todos os protocolos. Lembrando mais uma vez aos ouvintes que a gente tem estudos que demostram que efetivamente não é o comércio, não são as atividades produtivas onde prolifera e dissemina o vírus, ao contrário. O que nós vimos ao longo dos últimos meses foi uma leniência muito grande da fiscalização e por conta disso o agravamento da situação” comenta ele.
Na entrevista, o presidente também lembrou que alguns setores ainda estão totalmente paralisados durante a pandemia, como o setor de eventos e, outros, como bares e restaurantes, ainda não tiveram uma retomada concreta das atividades nos finais de semana, operando apenas com telentrega. Com a retomada das atividades acontecendo de forma gradual, ele acredita que uma forma mais efetiva deverá acontecer somente a partir do segundo semestre, com a ampliação dos grupos de pessoas vacinadas.
Cardoso assumiu a presidência da Federasul em janeiro e tem como tema principal de sua gestão a inovação. Empresas que apostaram em plataformas de venda online e interação facilitada com os clientes vem se destacado no mercado em tempos de pandemia, apontou o presidente, que pretende dar destaque ao assunto.
Confira a entrevista: