Geral
Atualizado em 02/12/2020 às 15:54
Presidentes dos partidos confirmam aliança para composição da Mesa Diretora em FW
PSDB, PDT e Progressistas anunciaram na manhã desta terça-feira, 1º de dezembro o alinhamento para o mandato de 2021/2024
Em entrevista na programação da 104,3 FM do Grupo Chiru, na manhã desta terça-feira, 1º de dezembro, os presidentes do PSDB, Vinicius Girardi, PDT, Olivério de Vargas Rosado e do Progressistas, Edison Augusto Dalmolin de Frederico Westphalen, confirmaram a composição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores para a legislatura de 2021 - 2024.
Juntas as três siglas totalizam seis vereadores dando maioria absoluta para eleger a Mesa Diretora, que contará com a participação dos vereadores eleitos pelos três partidos. “Deixamos os vereadores eleitos livres para esse diálogo, foi uma construção deles também, com o respaldo dos partidos. Essa participação já teve a simpatia de cara dos atuais vereadores e de algumas pessoas do partido com, as quais pudemos conversar nesse curto período, por isso o PSDB é favorável a essa composição para a mesa diretora”, comentou Girardi.
O PDT de acordo com Rosado, definiu em votação a composição da Mesa. “Quando se tem um equilíbrio de forças entre executivo e legislativo se consegue debater. Quando há soberania de poder isso não é possível. Nós queremos conversar, nós queremos estar juntos no debate”, comentou.
Os representantes destacaram que foi uma composição baseada em projetos, com um protocolo de intensões, que devem ser levados ao debate do legislativo. PSDB e PDT ficarão com as presidências dois anos cada sigla, sendo que o Progressistas irá compor a mesa diretora - 1º e 3º ano PSDB e 2º e 4º ano PDT.
Dalmolin salienta que a legislatura será baseada na isonomia e no voto consciente pelos vereadores. “União de esforços desses partidos que aqui estão para termos autonomia no legislativo, sendo o ponto de equilíbrio e a possibilidade de fazer o debate democrático, quem ganha com isso é a comunidade. Projetos que são bons para à comunidade nunca serão reprovados no legislativo. É saudável essa autonomia entre os poderes para poder debater os projetos e contribuir para o desenvolvimento da comunidade um diálogo constante entre vereadores e executivo para termos um município cada vez mais pujante”, disse.
Os vereadores eleitos que deverão compor essa mesa diretora são: Dr Jorge Alan e Raul Pazuch do PSDB, Leandro Mazutti do PDT e Aline Ferrari Caeran, Belonir Vendrusculo e Lolo Pelegrin do Progressistas que representam a coligação com DEM/PTB/PCdoB/PSD.