Geral
Publicado em 03/07/2020 às 10:42
Produtores relatam que estão há quase 72 horas sem luz
Falta de energia elétrica foi provocada devido a temporal que atingiu a região
Os reflexos do forte temporal que atingiu o sul do Brasil na última terça-feira, 30 de junho, seguem sendo sentidos em nossa região. Chamado pelos meteorologistas como "ciclone bomba", o evento climático que teve início no Paraguai e ganhou força ao se deslocar pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina, provocou o destelhamento de milhares de edificações residenciais e comerciais, além de provocar a queda de centenas de postes que danificaram a rede elétrica.
Na maioria das cidades a energia foi restabelecida ainda durante a terça-feira. Porém em várias comunidades do interior o abastecimento foi sendo restabelecido de forma gradual, devido as dificuldades das equipes das concessionárias de energia realizarem a manutenção. Na zona rural, os postes estão localizados em lavouras, comunidades e alguns em terrenos irregulares e de difícil acesso, o que torna o trabalho dos profissionais ainda mais complicado.
Vários produtores entraram em contato com o departamento de jornalismo do Grupo Chiru relatando que estão há quase 72 horas sem luz. Um deles é o agricultor Elemar Scheren que reside na linha Boa Vista do Pardo, interior de Caiçara. Ele conta que parte da produção de leite teve que ser jogada fora, pois não tem como fazer o resfriamento do produto. Além disso, o trabalho de ordenha passou a ser manual e demorado, haja vista, o grande número de animais da propriedade.
A família Fagundes, que reside na linha Sete de Setembro em Palmitinho também está tendo grandes prejuízos. Além do leite, até mesmo a carne que estava nos congeladores estragou. Ambos os agricultores são atendidos pela concessionária RGE - Rio Grande Energia. Eles comentam que já entraram em contato diversas vezes com a empresa relatando os problemas, mas até o momento o abastecimento de energia elétrica não foi restabelecido.