Menu

28°

Palmitinho - RS
29° max
20° min

Fechar

28°

Palmitinho - RS
29° max
20° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Professores de FW e Três Palmeiras são destaque no Prêmio Educador Transformador

    Projetos foram classificados em primeiro e terceiro lugar no estado, respectivamente

    Dois professores da região, Getúlio Jorge Stefanello Júnior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) Campus Frederico Westphalen e Cristiano Lanzini da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Joaquim Nabuco de Três Palmeiras foram premiados pelo Sebrae Nacional no Prêmio Educador Transformador.

    A iniciativa que tem o objetivo de identificar, valorizar e divulgar projetos educacionais transformadores, alinhados à Educação Empreendedora, que tenham sido implementados por professores em escolas públicas ou privadas de todo o país.

    Os professores apresentaram os projetos “Caracterização técnica e econômica de propriedades rurais” e “Desafio de Robótica Mobkits de Três Palmeiras”, que conquistaram primeiro e terceiro lugar, respectivamente, em suas categorias. Sendo que o Projeto de Frederico Westphalen por ter se classificado em primeiro lugar, irá representar o estado na disputa pelo título nacional.

    Os projetos

    Desafio de Robótica Mobkits

    Terceiro colocado na categoria Ensino Fundamental – Anos Finais o projeto “Desafio de Robótica Mobkits de Três Palmeiras”, desenvolvido pelo professor Cristiano Lanzini, incentivou alunos da cidade e da região a participarem de um desafio com seus robôs.

    De acordo com o professor participaram estudantes de Três Palmeiras, Trindade do Sul, Nonoai, Gramado dos Loureiros, Rio dos Índios, Entre Rios do Sul e Erval Seco. “O Desafio de Robótica é um evento que envolve uma competição entre dois robôs em uma arena circular, em que o objetivo é empurrar o adversário para fora da arena. No dia do evento, mais de 40 equipes participaram, a maioria vinda de Três Palmeiras, além de equipes de outras cidades”, explicou o professor.

    Para a realização do desafio, o professor realizou oficinas com os alunos e professores da cidade da região, passando orientações para a montagem dos robôs, seguindo as regras estabelecidas. Por meio das oficinas, as equipes aprenderam não apenas a construir seus robôs, mas também a gerenciar o tempo, tomar decisões e trabalhar de forma cooperativa.

    Caracterização técnica e econômica de propriedades rurais

    Desenvolvido pelo professor Getúlio Jorge Stefanello Júnior, de Frederico Westphalen, o projeto “Caracterização técnica e econômica de propriedades rurais” foi classificado em primeiro lugar na categoria Educação Profissional tanto na etapa Estadual, como Regional, garantindo assim um lugar na disputa pelo título Nacional.

    Este projeto objetiva a caracterização técnica e econômica de propriedades rurais e surgiu a partir da demanda dos próprios estudantes do técnico agropecuária Instituto Federal Farroupilha (IFFAR), onde 50% são oriundos do meio rural.

    De acordo com o professor, a propriedade escolhida para ser analisada tem que ser da família de um dos estudantes do grupo, sendo que participaram, inicialmente os estudantes do terceiro ano. “Com isso, eles podem entender melhor o negócio da família e assim, quem sabe, conseguimos um processo melhor de sucessão rural”, explicou.

    Para a realização das ações os alunos participantes foram divididos em grupos e precisam fazer levantamento de informações técnicas e econômicas da propriedade rural, analisando, inclusive, a lucratividade de cada uma das atividades, as margens brutas em especial e a renda da propriedade em um ano agrícola. “Essas informações são organizadas em um documento digital que eles têm que entregar no final do ano. Incluindo, a parte histórica da propriedade ai é feito toda a análise, cálculos, constatações e proposições, como se fosse a devolutiva para o agricultor, para ele saber como é que está a realidade da propriedade e o que pode ser feito” ressalta Stefanello.

    Devido a relevância da proposta, o projeto que iniciou sendo desenvolvido apenas no terceiro ano do ensino médio, hoje já está sendo aplicado desde o primeiro ano e foi dividido em etapas – 1ºano o foco é conhecer a propriedade e o seu entorno; 2º ano, é feita a caracterização técnica da propriedade; 3º ano, aprofundando dos conhecimentos apresentação do panorama e proposições.

    Sobre a premiação

    O Prêmio busca apoiar o desenvolvimento de competências empreendedoras que possibilitem transformar o conhecimento e a experiência em valor para o indivíduo e para a coletividade.

    O processo é composto por três etapas, sendo a primeira a nível estadual, onde foram escolhidos os projetos que representaram os 26 estados e o Distrito Federal, em cada uma das sete categorias do Prêmio. A segunda etapa selecionou os projetos mais bem avaliados de cada categoria, em cada uma das cinco regiões do país, classificando-os assim para a final Nacional, que é a última etapa da premiação.

    *Com informações Sebrae

    Heloise Santi - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Top de Bandas com Vilmar Luza 12:00 - 13:00

    FM
    91,1

    Flashback 91

    Marcinho San

    12:00 - 13:00

    FM
    104,3

    Jornal da Chiru

    Delfo de Souza

    12:00 - 12:50

    FM
    107,9

    Top de Bandas

    Vilmar Luza

    12:00 - 13:00