Geral
Publicado hoje às 15:45
Professores e servidores da Rede Estadual iniciam preparação para o ano letivo
Jornada Pedagógica começa nesta segunda-feira e segue até 13 de fevereiro com formações on-line e presenciais
O governo do Estado iniciou, nesta segunda-feira, 2 de fevereiro, a Jornada Pedagógica da Rede Estadual de Ensino. A ação reúne gestores, professores, supervisores e demais servidores da educação em uma série de atividades preparatórias para o início do ano letivo, que seguem até o dia 13 de fevereiro.
Com o tema “Escola, uma Comunidade de Aprendizagens”, a Jornada Pedagógica 2026 tem como objetivo fortalecer o trabalho docente em sala de aula e qualificar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. A proposta envolve debates que articulam teoria e prática, respeitando a realidade de cada escola. No dia 9 de fevereiro, uma live marca oficialmente o início das atividades presenciais nas escolas estaduais.
Formação por trilhas e cursos
Prevista no calendário escolar, a Jornada é o momento em que as escolas realizam um trabalho coletivo de organização e alinhamento para o novo ciclo letivo. Neste ano, a principal novidade é a realização em duas etapas: inicialmente com cursos assíncronos na Plataforma Escola RS e, posteriormente, com atividades presenciais nas escolas.
Os cursos autoinstrucionais são organizados por trilhas formativas específicas, conforme o papel desempenhado pelos servidores nas unidades escolares. Diretores e supervisores participam de formações voltadas à liderança, metas e gestão da aprendizagem. Já os orientadores educacionais têm acesso a conteúdos relacionados ao acompanhamento da trajetória dos estudantes e ao enfrentamento da infrequência escolar.
Os professores realizam um curso de formação sobre planejamento pedagógico com foco no estudante, fundamentado nas Matrizes de Referência 2026, que orientam as habilidades e competências a serem desenvolvidas ao longo do ano letivo.
Além das formações on-line, diretores escolares participam do Seminário Lideranças Transformadoras, que ocorre em Porto Alegre entre os dias 3 e 5 de fevereiro, promovendo integração, reflexão e alinhamento de metas e indicadores de gestão.
Planejamento baseado em dados
Entre os dias 9 e 13 de fevereiro, a Jornada entra na fase prática, com reuniões e oficinas realizadas em todas as escolas da Rede Estadual. As atividades são conduzidas pelas equipes gestoras, supervisores e orientadores educacionais, com a participação dos professores.
No dia 10 de fevereiro, diretores e vice-diretores realizam o acolhimento das equipes, apresentam o perfil da escola e compartilham as metas para 2026. A partir da análise dos resultados do ano anterior, são definidos os primeiros encaminhamentos pedagógicos.
Nos dias seguintes, o foco está no planejamento pedagógico, com análise de avaliações diagnósticas, definição de estratégias de intervenção e oficinas práticas, com atenção especial às áreas de Língua Portuguesa e Matemática, respeitando a autonomia das escolas e dos docentes.
Organização da carga horária
As atividades presenciais da Jornada Pedagógica ocorrem em um turno nas escolas regulares — com replicação para todos os turnos de funcionamento — e em turno integral nas escolas de Tempo Integral. Professores com carga horária em mais de uma escola devem priorizar a unidade onde possuem maior número de horas, sem deixar de acompanhar as orientações das demais instituições.
Para apoiar o trabalho pedagógico, a Secretaria da Educação (Seduc) disponibilizou materiais de apoio e painéis de monitoramento com dados atualizados de cada turma, que já estão sendo encaminhados às escolas e às Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).
Preparação antecipada
A preparação para a Jornada Pedagógica começou ainda em janeiro. Entre os dias 13 e 15, as chefias pedagógicas das CREs se reuniram no Instituto de Educação, em Porto Alegre, para alinhar rotinas de gestão e a implementação das novas escolas de Tempo Integral. Na sequência, entre 26 e 30 de janeiro, ocorreu a formação dos mentores pedagógicos, responsáveis por orientar os supervisores que atuam diretamente nas escolas.
*Com informações Governo RS