Menu

22°

Palmitinho - RS
35° max
20° min

Fechar

22°

Palmitinho - RS
35° max
20° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Profissionais da Enfermagem realizam ato em defesa do piso da categoria

    Mobilização aconteceu nesta quinta-feira, 8 de setembro, em FW

    Profissionais da Enfermagem realizaram nesta quinta-feira, 8 de setembro, em Frederico Westphalen ato em defesa do piso salarial da categoria.

    No último domingo, 4 de setembro, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso suspendeu o piso salarial nacional da enfermagem e deu prazo de 60 dias para entes públicos e privados da área da saúde esclarecerem o impacto financeiro do piso salarial, os riscos para empregabilidade no setor e eventual redução na qualidade dos serviços.

    Para a enfermeira e organizadora da mobilização em Frederico Westphalen, Taís Giovenardi, essa é uma luta de mais de 25 anos. “No decorrer desse tempo já havíamos perdido muitos direitos, então agora depois de quase 30 anos lutando nós conseguimos um aceite de piso salarial em que em menos de 30 dias a gente perdeu”, destaca. Ela ainda diz que a categoria não está lutando contra ninguém, mas sim, a favor de uma classe que precisa ser valorizada. Diversos profissionais da saúde e população em geral estiveram no Largo Vitalino Cerutti vestidos de preto, com balões e apitos para apoiar a categoria.

    A Lei 14.434/2022, que institui o piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em 4 de agosto. A legislação prevê piso de R$ 4.750 opara enfermeiros. Já para técnicos, o valor corresponde a 70% do piso, enquanto auxiliares e parteiras terão direito a 50% desse valor.

    O piso nacional vale para contratados sob o regime da CLT e para servidores das três esferas (União, estados e municípios), inclusive autarquias e fundações. O texto foi aprovado pelo Congresso Nacional em julho, atendendo uma reivindicação histórica da categoria, que representa cerca de 2,6 milhões de trabalhadores.

    Nesta sexta-feira, 9 de setembro, às 14 horas, os profissionais da Enfermagem realizam uma carreata em Palmitinho, também em defesa do piso nacional. Ao longo desta semana diversas mobilizações semelhantes ocorreram no país.

    Helena Knob - Jornalista Grupo Chiru
    No Ar: Corujão com . 23:00 - 00:00

    FM
    91,1

    Madrugada 91

    .

    00:00 - 05:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    00:00 - 05:00

    FM
    107,9

    Corujão

    .

    23:00 - 00:00