Menu

19°

Palmitinho - RS
33° max
19° min

Fechar

19°

Palmitinho - RS
33° max
19° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Programa A União Faz a Vida do Sicredi completa 30 anos de atuação

    No RS programa é realizado em Rodeio Bonito, Pinhal, Seberi, Erval Seco, Taquaruçu do Sul, Vista Alegre e Frederico Westphalen

    Com o propósito de promover os princípios de cooperação e cidadania, o Sicredi desenvolve o Programa A União Faz a Vida (PUFV) por meio de uma metodologia própria, baseada em projetos cooperativos. Em 2025, a iniciativa celebrou 30 anos de atuação nacional e promove aprendizagem ativa ao atuar diretamente em escolas públicas e privadas em todo o país.

    Na área de atuação da Sicredi Conexão no Rio Grande do Sul, o PUFV teve início em Rodeio Bonito desde 1999 e tem contribuído de forma efetiva para uma educação mais participativa, voltada ao desenvolvimento integral das crianças.

    — Fico muito feliz que o nosso município tenha esta parceria, uma vez que o programa é uma ótima forma de contribuir para que os docentes consigam atingir, de maneira eficiente e facilitada, as diretrizes presentes, bem como as propostas pedagógicas que constituem nossa Base Nacional Comum Curricular. O PUFV colabora significativamente para um desenvolvimento na educação — explica Lidiane Taschetto, diretora da escola Santa Bárbara, de Rodeio Bonito.

    Além de Rodeio Bonito, no Rio Grande do Sul o programa também é realizado em Pinhal, Seberi, Erval Seco, Taquaruçu do Sul, Vista Alegre e Frederico Westphalen, enquanto em Santa Catarina, a iniciativa acontece em Maravilha.

    — É motivo de orgulho ver o PUFV completar 30 anos de atuação em todo o país, difundindo valores como diálogo, justiça, solidariedade e respeito à diversidade. Esses princípios estimulam o pensamento crítico, a escuta ativa e o protagonismo. É uma verdadeira rede de compromisso que valoriza cada pessoa que faz parte do programa — ressalta Jaqueline Cheffer Somavilla, analista de relacionamento da Sicredi Conexão.

    O apoio do Sicredi garante suporte técnico, materiais pedagógicos e acompanhamento constante, potencializando os resultados e ampliando o impacto do programa.

    — Enxergar o modo como nossos estudantes incorporam esse espírito de liderança e assumem um papel de protagonismo na efetivação da aprendizagem é um verdadeiro privilégio e ter o Sicredi como um parceiro, é muito significativo para o futuro de nossa região, uma vez que, ao incentivar uma educação de qualidade, todos nós evoluímos — destaca Lidiane.

    A história do PUFV

    Criado em Santo Cristo/RS, o Programa A União Faz a Vida se consolidou como uma das maiores iniciativas de responsabilidade social do Sicredi, impactando alunos, professores e comunidades educativas. Atualmente, está presente em 15 estados brasileiros, já beneficiou 5,3 milhões de crianças e adolescentes, envolveu 250 mil educadores e alcançou 4,9 mil escolas em mais de 780 municípios.

    Para celebrar os 30 anos, foi lançada a campanha “30 anos de descobertas, 30 anos de história pra contar”, que contempla diversas ações ao longo de 2025. Entre elas, está o concurso “Qual nome é a minha cara?”, que convida as instituições de ensino participantes a sugerirem um nome para a mascote — uma abelha, símbolo de união e cooperação. O resultado será divulgado em novembro, durante o Summit Nacional de Cooperativismo promovido pela Fundação Sicredi.

    *Fonte: Sicredi 

    Gislaine Moraes - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Corujão com . 23:00 - 00:00

    FM
    91,1

    Deixa Rolar

    .

    22:00 - 00:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    22:00 - 00:00

    FM
    107,9

    Corujão

    .

    23:00 - 00:00