Menu

35°

Palmitinho - RS
35° max
20° min

Fechar

35°

Palmitinho - RS
35° max
20° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Programa Arboriza Frederico executa melhorias na arborização e paisagismo do município

    Paisagismo também já foi iniciado na Praça Central e alguns trevos de acesso ao município

    Instituído pela Lei Municipal nº 4.989, o Programa Municipal de Arborização e Paisagismo Urbano, denominado Arboriza Frederico, foi lançado em junho deste ano, pela Administração Municipal e Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SeMMA).

    A iniciativa visa a execução de projetos de arborização e paisagismo em áreas e espaços públicos, com orientação técnica de acordo com as peculiaridades do ambiente. Todas as ações do programa são definidas pelo Comitê Municipal de Arborização e Paisagismo (COMAP), formado por membros da UFSM, URI, sociedade civil e da pasta do Meio Ambiente.

    Desde o seu lançamento até o momento, já foram executados projetos de arborização em diversos passeios públicos, inclusive envolvendo ações de educação ambiental, como é o caso das espécies plantadas na rua Aparício Borges, em frente ao ginásio da Escola Nossa Senhora Auxiliadora, onde as turmas da instituição “adotaram” uma árvore, incentivando as crianças a cuidarem do meio ambiente.

    Dando sequência nas atividades, do programa, neste mês mais um passo foi dado, por meio de convênio com a UFSM/FW para a produção de mudas arbóreas pelo curso de Engenharia Florestal, no intuito de doação à comunidade para o plantio nos espaços públicos. De acordo com o secretário Ricardo Giovenardi, as doações terão sempre a orientação técnica, para que as espécies sejam adequadas aos locais. “No ano de 2022, além dos diversos projetos executados, foi criado o primeiro pomar urbano (localizado próximo à UPA) onde a população poderá consumir as frutas de forma gratuita”, explica Giovenardi.

    Além disso, também se deu início ao paisagismo da Praça Central e alguns trevos de acesso ao município. É importante ressaltar também que foram escolhidas espécies de árvores adequadas, que não causam impacto na rede elétrica, oportunizando um clima mais agradável em diversos pontos da cidade.

    *Com informações da Ascom FW

    Helena Knob - Jornalista Grupo Chiru
    No Ar: Canal Livre com Vilmar Luza 13:00 - 15:00

    FM
    91,1

    Chega Junto

    Helena Knob

    13:00 - 15:00

    FM
    104,3

    Tarde 104

    Amanda Busnello

    13:20 - 15:00

    FM
    107,9

    Canal Livre

    Vilmar Luza

    13:00 - 15:00