Geral
Atualizado em 28/05/2025 às 15:12
Programa "Semeando Educação e Saúde na Agricultura Familiar" é instituído em Três Passos
Hoje quatro escolas do município participam da ação que visa promover a sucessão rural
Na manhã desta terça-feira, 27 de maio, foi oficialmente apresentado para a comunidade de Três Passos o Programa "Semeando Educação e Saúde na Agricultura Familiar" de 2025, em cerimônia realizada no auditório da Prefeitura Municipal. O evento também marcou a assinatura do termo de parceria com diversas entidades que apoiam a iniciativa, voltada ao fortalecimento das escolas e comunidades rurais.
O programa, que tem como foco a inclusão social, ambiental e produtiva no meio rural, visa fomentar a educação no campo, valorizar as comunidades agrícolas e incentivar a sucessão familiar na agricultura. As ações são realizadas em parceria com diversas entidades do município, por meio do projeto “Projeto de Vida Rural: Protagonista de sua História”.
Durante a solenidade, o prefeito Arlei Tomazoni, destacou a importância da continuidade do programa, enfatizando seu impacto direto no desenvolvimento educacional e social dos estudantes do campo. Já o vice-prefeito Rodrigo Ipê reforçou o papel transformador do projeto, ressaltando o aprendizado gerado e o legado que os alunos levam às suas famílias e comunidades.
A coordenadora do programa, Rosane Hagemann, destacou que o Semeando Educação e Saúde na Agricultura Familiar fortalece a educação rural e promove o desenvolvimento sustentável das famílias agricultoras.
Com o programa, ao longo do ano letivo, os alunos dessas escolas desenvolverão projetos próprios, que serão apresentados em seminários internos e avaliados por bancas compostas por profissionais das empresas e instituições parceiras. Os melhores trabalhos serão apresentados no IV Seminário das Escolas do Campo, previsto para o dia 31 de outubro de 2025, na comunidade de Bela Vista, onde também ocorrerá a cerimônia de premiação.
Atualmente quatro escolas participam do programa - Escola Municipal Guia Lopes (Floresta), Escola Dom João Becker (Santo Antônio), Escola José de Anchieta (Bela Vista) e Escola Wally Elisa Hartmann (Alto Erval Novo).
Cada escola esteve representada por seus diretores, professores e estagiárias da UERGS e apresentou as equipes pedagógicas das escolas do campo participantes do projeto.
Encerrando a solenidade, foi realizada a assinatura oficial do termo de parceria entre o programa e as empresas e instituições apoiadoras.
A cerimônia contou com a participação de representantes da Emater, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, da coordenadora do programa, Rosane Hagemann, além de representantes de empresas e instituições parceiras como Corsan/Aegea, Unijuí, UAB, UERGS, Sicredi, Banrisul, Banco do Brasil, Cresol, Sicoob, Cotricampo, Saracura, Madeireira Larssen, Müller Materiais de Construção, Moda Pé Esportes, Horti Sommer e Auriverde.
*Com informações Ascom/Três Passos