Geral
Publicado em 07/04/2022 às 14:52
Projeto de Alfabetização Musical é lançado pela Associação Cultural Atena, MusiKantiga e Etnia Alemã (AME) em FW
Projeto tem a previsão de 12 meses de duração e conta com a participação de mais de 15 integrante
Iniciou nesta segunda-feira, 4 de abril, a primeira turma do projeto de Alfabetização Musical pela flauta doce idealizada pelo AME, as aulas acontecem todas as segundas-feiras a noite na Sede do Centro Cultural 25 de Julho (Etnia Alemã). Inicialmente este projeto tem a previsão de 12 meses de duração e conta com a participação de mais de 15 integrantes.
AME é uma proposta sonhada, planejada e projetada por pessoas e instituições que amam a Arte e a Cultura. Amar a Arte e a Cultura é empenhar-se por fazer ela acontecer no cotidiano da vida de forma a transformar vidas e realidades.
A sigla AME é proposta por três instituições de Frederico Westphalen que se uniram em prol do ensino da arte e da cultura pela Alfabetização Musical. Uma parceria entre a Associação Cultural Atena, MusiKantiga e Etnia Alemã, com fomento da Sicredi.
“A música é algo muito presente na cultura de imigração alemã, precisávamos oferecer um atrativo a mais para nossa comunidade, além da dança folclórica. Com a alfabetização musical, oportunizamos um ambiente saudável, principalmente aos nossos jovens, que só foi possível graças a união de esforços” , destaca Igor Senger, presidente do Centro Cultural 25 de Julho.
A alfabetizadora musical Iliria François destaca que “alfabetização musical representa um lastro que, por sua experimentação, serve de suporte para toda a existência. É descobrindo suas próprias potencialidades, seus limites e habilidades, que o ser humano se institui como colaborador e co-criador. Quem participa de um processo de alfabetização musical aprende a respeitar a si e ao outro, num exercício em que a harmonia é compreendida como uma integração de diferenças e, o ritmo, como o pulsar da própria vida.”
Não raro, quem participa de um processo de alfabetização musical relata uma diminuição significativa em quadros de dor, depressão e ansiedade. Quem a experiência, testemunha, também, o suporte fundamental da música no processo de formação humana e no desenvolvimento de habilidades de liderança. Há, ainda, relatos de otimização da capacidade intelectiva, emocional e racional. Assim, participar de um processo de alfabetização musical é desenvolver não somente uma arte, mas um conhecimento que resulta em promover a saúde e o bem estar.
Giancarlo Panosso salienta que” por parte da Associação Atena, a proposta conta também com o Liceu Cultural, um programa que objetiva despertar e desenvolver o espírito de cidadania e liderança em adolescentes, através de uma formação e capacitação técnico-cultural diversificada nas áreas das artes, ciências, administração pessoal, finanças, linguagens, retórica e ética comportamental. Um programa desenvolvido em dois módulos de 4 meses cada um, com encontro semanais para aprendizado e integração das novas gerações.
As entidades proponentes agradecem ao Sicredi por acreditar e incentivar a realização deste projeto.
*Com informações Centro Cultural 25 de Julho