Menu

17°

Palmitinho - RS
22° max
10° min

Fechar

17°

Palmitinho - RS
22° max
10° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Projeto de Biogás é apresentado durante reunião da Amzop

    A iniciativa busca viabilizar a instalação de estruturas que transformam rejeitos em energia

    A sede da Associação dos Municípios da Zona Produção (Amzop) sediou na última sexta-feira, 14 de junho, a apresentação do projeto de Biogás para a região da Zona da Produção.

    A iniciativa busca viabilizar a instalação de estruturas que transformam rejeitos de resíduos sólidos em energia, abrangendo a área de atuação do Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos (Cigres), localizado em Seberi e do Consórcio Intermunicipal de Cooperação em Gestão Pública (Conigepu), instalado em Trindade do Sul.

    Também foi detalhado o Programa de Eficiência Energética (PEE) das distribuidoras de energia. O tema foi abordado pelo conselheiro da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Carlos Minussi.

    Em relação ao tema da transformação de rejeitos recolhidos em dezenas de municípios dos dois consórcios, foi apresentada a possibilidade de instalação de estrutura que transforma rejeitos em biogás, pelo presidente da Associação Brasileira de Biogás, Mário Coelho.

    O presidente da Associação Brasileira de Biogás ressaltou que existe a possibilidade de um investidor viabilizar financeiramente o tratamento de resíduos sólidos urbanos para a geração de energia elétrica a partir da biomassa. Coelho informou que a planta terá tecnologia de última geração.

    Além disso, a região poderá receber investimentos na implantação de estruturas para produzir biogás, mediante o aproveitamento dos dejetos de suínos e bovinos, por exemplo. “Aqui haverá garantia de renda para os criadores de suínos e a possibilidade de dar destino correto ao material recolhido nas pocilgas”, afirmou.

    Mário Coelho atuou na Alemanha por vários anos, sempre na área de estruturas de aproveitamento de dejetos para produção de energia. “O Brasil, em relação à Alemanha está atrasado em pelo menos 25 anos”, afirmou.

    A reunião teve a presença do presidente da Amzop, prefeito de Ametista do Sul, Gilmar da Silva; do presidente do Conigepu, prefeito de Trindade do Sul, Odair Pelicioli e do presidente do Cigres, prefeito de Pinhal, Edmilson Pelizzari, além de funcionários que gerenciam e trabalham no Cigres e representantes de dezenas de municípios.

    Ficou definido que serão feitos os encaminhamentos necessários para avançar na implantação dos projetos.

    Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Sul Bandas com Vilmar Luza 17:00 - 19:00

    FM
    91,1

    Pra Hora do Mate

    Alex Nunes - O Barbicacho

    17:00 - 19:00

    FM
    104,3

    Happy Hour 104

    Douglas Biguelini

    17:00 - 19:00

    FM
    107,9

    Sul Bandas

    Vilmar Luza

    17:00 - 19:00