Menu

18°

Palmitinho - RS
31° max
17° min

Fechar

18°

Palmitinho - RS
31° max
17° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Projeto de ponte aguardada há 50 anos na região será executado até março de 2027, diz prefeito

    Estrutura sobre o rio da Várzea, entre Cerro Grande e Liberato Salzano, está em fase final de conferência de orçamento no Daer e tem recursos garantidos do Funrigs.

    As décadas de travessias por balsa sobre o rio da Várzea, entre Cerro Grande e Liberato Salzano, estão perto de chegar ao fim. Segundo o prefeito cerro-grandense, Álvaro Decarli, já é possível até estimar um prazo: março de 2027.

    O otimismo do prefeito tem fundamento. Na semana passada, ele e outros gestores de municípios vizinhos ouviram da boca do Secretário de Infraestrutura, Logística e Transportes, Juvir Costella, que a obra vai sair. “Ele afirmou que a ponte é realidade, que é fato e não tem como não ser executada”, disse Álvaro ao programa Manhã News nesta terça-feira, 7 de outubro.

    Costella esteve em Cerro Grande e se reuniu com prefeitos em um almoço. Ele também foi até o local onde será construída a ponte e fez a travessia de balsa pelo rio até Liberato Salzano, terra do prefeito Gilson de Carli.

    Juntos, Gilson e Álvaro tratam a construção da ponte como prioridade em seus governos, promovendo reuniões e se revezando no acompanhamento do projeto junto ao Governo do Estado. Sempre que um dos dois vai a Porto Alegre, se encarrega de verificar de perto o andamento do pedido.

    Prazo e recursos definidos

    O valor estimado para a obra é de R$ 8,9 milhões, mas Álvaro acredita que o custo poderá diminuir com a abertura da licitação. A estrutura terá 140 metros de extensão, um corredor exclusivo para pedestres e duas faixas - já prevendo a futura pavimentação da estrada que conecta os dois municípios.

    Atualmente, o projeto está em fase de conferência de orçamento no Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Se aprovado, será assinado um convênio com o Governo do Estado, liberando os recursos para o início da licitação.

    Sonho de mais de 50 anos, conforme Álvaro, a construção da ponte sobre o rio da Várzea já tem um prazo legal para ser executada, o que anima o prefeito. “O que mais nos deixa felizes neste momento é que o recurso do Funrigs precisa ser gasto até março de 2027. Temos um curto espaço de tempo para assinar o convênio, licitar e executar a obra”, explicou Álvaro.

    Como destacou o gestor, o valor virá do Funrigs - o Fundo do Plano Rio Grande, que reúne recursos voltados à reconstrução pós-enchente e à resiliência climática do Estado. O fundo utiliza valores que o Rio Grande do Sul destinaria ao pagamento da dívida com a União, cujo recolhimento foi suspenso até 2027 como forma de apoio do Governo Federal ao Estado.

    João Victor Cassol - Jornalista Grupo Chiru
    No Ar: Corujão com . 23:00 - 00:00

    FM
    91,1

    Madrugada 91

    .

    00:00 - 05:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    00:00 - 05:00

    FM
    107,9

    Corujão

    .

    23:00 - 00:00