Menu

24°

Palmitinho - RS
25° max
18° min

Fechar

24°

Palmitinho - RS
25° max
18° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Projeto de Turismo Regional evolui e inicia nova fase

    Palestras e workshops estão sendo realizados nos 19 municípios contemplados, focando nas possibilidades de desenvolvimento do setor e nos seus planos municipais

    O Projeto de Desenvolvimento do Turismo Regional avançou para mais uma etapa. Iniciada em 2021, a iniciativa segue sendo realizada em 19 municípios gaúchos, com o intuito de contribuir com a evolução do setor de forma coletiva. Fazendo parte deste processo, estão sendo promovidos eventos locais para a construção dos planos municipais de turismo. O projeto é realizado por meio da ação de intercooperação entre Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG e Sicredi Região da Produção RS/SC/MG, além de contar também com a participação do Sebrae-RS.

    Planalto/RS, abriu o cronograma das palestras e workshops, na terça-feira, 2, reunindo cerca de 70 autoridades, lideranças e empresários do setor. A palestrante e consultora em turismo pelo Sebrae-RS, Ivane Maria Remus Fávero, assegura que ficou muito satisfeita em ver o envolvimento dos participantes, que demonstraram entusiasmo e compromisso com a causa.

    – O turismo é uma atividade eminentemente coletiva, por isso não adianta um empreendimento isolado tentar se desenvolver sozinho, precisamos de toda a oferta conjunta. Então, necessariamente temos que fazer o planejamento de forma participativa e integradora, como está sendo feito nesta fase em cada município. Nesse sentido, a elaboração do plano municipal de turismo é fundamental, visando contemplar demandas coletivas, que impactam o desenvolvimento sustentável local – ressalta Ivane.

    Um dos participantes do encontro foi o empresário, Carlos Ciprandi, que já esteve presente também em outros momentos deste projeto. “É uma satisfação poder fazer parte destas reuniões, porque trabalhamos com turismo há mais de 20 anos e o que vimos até aqui foram trabalhos isolados. Então, estas oportunidades que o Sicredi e o Sebrae-RS estão proporcionando estão sendo muito importantes para fazermos ações conjuntas. Temos o potencial, o que precisamos é nos organizar, transformar os produtos disponíveis, oferecendo bons serviços e, assim, poderemos ter uma indústria turística poderosa funcionando. Além disso, a iniciativa é louvável, pois trabalha apartidariamente, focando nas ideias, isso sim fará o turismo alavancar efetivamente”, acredita Ciprandi.

    A programação realizada em Planalto, também aconteceu nesta semana em Pinhal, Pinheirinho do Vale e em Palmitinho. Frederico Westphalen já possui o seu plano municipal de turismo, construído através da Sala do Empreendedor. Assim, o município segue como parceiro da iniciativa, participando das reuniões coletivas.

    Próximos roteiros

    Os demais municípios envolvidos já têm programações definidas – Iraí, dia 9; Novo Tiradentes, dia 10; Cristal do Sul, dia 11; Cerro Grande, dia 12; Rodeio Bonito, dia 23; Ametista do Sul, dia 24; Erval Seco, dia 25; e Seberi, dia 26. Em setembro, as palestras e workshops serão realizados em Taquaruçu do Sul, dia 1º; Caiçara, dia 2; Vicente Dutra, dia 5; Vista Alegre, dia 6; Alpestre, dia 8; e Nonoai, dia 9.

    Potencial regional

    De posse de todos os dados levantados na região, a consultora do Sebrae-RS assegura que vê um enorme potencial turístico nos municípios envolvidos. “Fiquei muito feliz com o qualificado radar que foi feito através deste projeto, pois ele demonstra as grandes oportunidades existentes que precisam ser aproveitadas. Vocês têm vantagens, pois o turista já está vindo para cá ver as pedras e águas. O que falta é oferecer informações detalhadas para cativar mais visitantes. Precisamos mostrar a este público como ele chega na região, quais as opções de hospedagem, de gastronomia, deixando claras quais experiências ele vai viver em cada cidade. Para isso, estamos elaborando os planos municipais de turismo com duração de quatro anos e acreditamos que pelo grande interesse dos envolvidos, neste período teremos esta região formatada como um destino turístico do Rio Grande do Sul”, assegura Ivane.

    None
    No Ar: Conexão Chiru com Danilva Oliveira 10:00 - 12:00

    FM
    91,1

    Top 11

    Helena Knob

    11:00 - 12:00

    FM
    104,3

    Arena 104

    Marcinho San, Delfo de Souza, Giovane Sabino, Nelson Buzatto e Andrei Sartori

    11:00 - 12:00

    FM
    107,9

    Conexão Chiru

    Danilva Oliveira

    10:00 - 12:00