Geral
Atualizado em 07/08/2025 às 16:29
Projeto do estacionamento rotativo de FW deve ser encaminhado em breve à Câmara de Vereadores, diz prefeitura
Assunto foi tema de reunião entre equipes da administração municipal, vereadores e empresários.
O estacionamento rotativo de Frederico Westphalen segue na pauta da administração municipal e deve logo chegar em forma de projeto para votação da Câmara de Vereadores. O novo sistema das vagas pagas foi tema de reunião nesta quinta-feira (7), entre representantes da Prefeitura de FW, do Poder Legislativo e da Associação Empresarial (AEFW).
A reunião aconteceu na sede da AEFW e foi conduzida pelo Secretário de Coordenação e Planejamento, Valdenir Cadore, e pelo oficial de gabinete, Diego Bertoleti da Rocha. O objetivo foi esclarecer dúvidas, detalhar o funcionamento do sistema e antecipar pontos que podem ser debatidos durante a votação do projeto na Câmara.
“Os vereadores puderam tirar dúvidas e esclarecer pontos que podem contribuir na análise e posterior votação em plenário”, destacou o secretário. Segundo a Prefeitura de FW, o encontro foi um avanço e há a expectativa de que o projeto seja encaminhado "em breve" ao legislativo, embora não tenha sinalizado uma data.
Sobre o novo modelo do rotativo
Sem rotativo desde meados de 2024, Frederico Westphalen terá um novo modelo. O novo formato se dará como locação de serviço, ou seja, terceirizado, seguindo o exemplo de cidades como Passo Fundo e Chapecó. “Neste formato, o serviço é mais realista, eficiente e transparente, com várias formas de pagamento”, salientou Cadore
Veja também: Novo estacionamento rotativo em FW terá cobrança por parquímetro
Na modalidade em elaboração, a empresa vencedora deverá instalar parquímetros dentro da área delimitada. Esses equipamentos permitirão o pagamento por meio de moedas, Pix, cartão, tag ou aplicativo da própria empresa — o qual, inclusive, poderá ser utilizado em outras cidades atendidas pela prestadora do serviço.
O modelo prevê a instalação de 45 parquímetros e ao menos 20 pontos de atendimento ao público. Além disso, os motoristas contarão com seis formas diferentes de pagamento, incluindo por meio de aplicativo, facilitando o uso do serviço e ampliando as opções de acesso.
*Informações da Prefeitura de FW