Menu

19°

Palmitinho - RS
33° max
19° min

Fechar

19°

Palmitinho - RS
33° max
19° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Projeto Sinais realiza série de capacitações no Norte do Estado

    Objetivo é capacitar educadores para identificar sinais de radicalização entre jovens

    O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio do Núcleo de Prevenção à Violência Extrema (NUPVE), deu início, na quarta-feira, 20 de agosto, a uma série de atividades do Projeto Sinais na região Norte do Estado.

    A primeira capacitação foi realizada na Universidade de Passo Fundo (UPF), reunindo professores e diretores das redes municipal e estadual de ensino para debater estratégias de prevenção à violência extrema no ambiente escolar.

    O Projeto Sinais busca capacitar profissionais da educação, saúde, assistência social, segurança pública e famílias para reconhecer e agir diante de sinais de vulnerabilidade e possível radicalização de crianças e adolescentes. A escolha da região Norte está relacionada ao impacto do ataque praticado por um adolescente no mês de julho, em Estação, que causou a morte de um aluno e deixou outros estudantes e uma professora feridos.

    O coordenador do NUPVE, procurador de Justiça Fábio Costa Pereira, ressaltou: “As comunidades de Estação e cidades vizinhas viveram recentemente um episódio que trouxe dor e insegurança. Ao mesmo tempo em que manifestamos solidariedade, trazemos as experiências acumuladas pelo projeto para apoiar professores, famílias e profissionais da rede de proteção, ajudando-os a reconhecer sinais de alerta e a construir respostas de prevenção mais eficazes.”

    Na quinta-feira, a programação teve como destaque encontros em Estação, município diretamente impactado pelo ataque ocorrido no mês passado, e em Getúlio Vargas, sede da comarca que abrange a cidade.

    Em Estação, à tarde, estudantes a partir de 12 anos participaram de um momento de acolhimento, com espaço para escuta, diálogo e fortalecimento de vínculos na comunidade escolar. Alguns dos alunos presentes eram colegas do adolescente envolvido no ataque.

    Simultaneamente, em Getúlio Vargas, profissionais da rede de proteção participaram de uma capacitação sobre prevenção da violência extrema, com a presença dos promotores de Justiça Leonardo Rossi, Marcio Abreu Ferreira da Cunha, Doraní Medeiros e Alexandre Murussi, da comarca local.

    À noite, com a presença de todos os integrantes do MPRS envolvidos na imersão, houve também um encontro com familiares, voltado à orientação e ao suporte, reforçando a importância de identificar sinais de vulnerabilidade e ampliar a rede de cuidado.

    A programação segue nesta sexta-feira, 22, com capacitação da rede de proteção em Tapejara, à tarde, e nova formação em Estação, no fim do dia, destinada a professores, diretores e demais profissionais da educação.

    O Projeto Sinais já foi levado a diversos municípios de todas as regiões do Estado e faz parte do conjunto de ações do MPRS voltadas à promoção da cultura de paz, prevenção à violência e construção de ambientes escolares mais seguros. Somente neste ano, mais de 70 capacitações já foram realizadas, atingindo cerca de 7 mil pessoas.

    *Com informações MPRS

    Danilva Oliveira- Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: A Voz do Brasil com . 21:00 - 22:00

    FM
    91,1

    A Voz do Brasil

    .

    21:00 - 22:00

    FM
    104,3

    A Voz do Brasil

    .

    21:00 - 22:00

    FM
    107,9

    A Voz do Brasil

    .

    21:00 - 22:00