Geral
Atualizado em 13/01/2026 às 09:00
Projeto Vivências de Galpão estimula o turismo de experiência em Centros de Tradição Gaúcha
Edital vai selecionar 32 entidades tradicionalistas com o objetivo de valorizar e promover a cultura gaúcha
O Projeto Piloto Vivências de Galpão teve seu edital publicado nesta segunda-feira, dia 12 de janeiro. Com um investimento de mais de R$3,4 milhões, a iniciativa é do governo do estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), em parceria com o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).
O objetivo é promover a cultura gaúcha e valorizar os Centros de Tradição Gaúcha (CTGs) como produtos turísticos. A finalidade do projeto é fomentar o turismo de experiência, por meio do desenvolvimento de vivências que proporcionem aos visitantes contato direto com a essência da cultura gaúcha, estimulando o consumo, o lazer e o turismo regional, bem como fortalecer a cadeia produtiva do setor.
Serão selecionadas 32 entidades tradicionalistas regularmente filiadas ao MTG, contemplando todas as regiões tradicionalistas do Rio Grande do Sul. Desse total, 30 serão escolhidas por critérios avaliativos e 2 serão definidas em sorteio público.
De acordo com o governo estadual, o projeto vai qualificar a estrutura e a gestão das entidades participantes. Também, promoverá capacitações, ações de promoção cultural e a produção de informações que irão subsidiar o Observatório do Turismo do RS. A proposta visa estruturar os CTGs como pontos de visitação capazes de receber turistas, preservar saberes tradicionais e dinamizar a economia local.
Inscrições
As inscrições ficarão abertas do 12 ao dia 26 de janeiro, através do envio da documentação exigida pelo edital para o endereço de email vivenciasdegalpao@mtg.org.br. No entanto, as inscrições serão encerradas por Região Tradicionalista assim que o limite seja atingido, que corresponde a 12 propostas recebidas, das quais 10 serão selecionadas e duas ficam na condição de suplentes.
Deverão ser encaminhadas ao MTG a seguinte documentação:
I - Formulário de Inscrição, assinado pelo Patrão da entidade, pelo coordenador e por um Conselheiro da respectiva Região Tradicionalista;
II - Documentação completa para habilitação jurídica;
III - Documentos comprobatórios referentes aos critérios de pontuação.
Critérios de seleção
Segundo o edital, as entidades concorrentes deverão demonstrar potencial para promover o turismo de experiência no RS, por meio da valorização da identidade cultural gaúcha, de modo a incentivar a realização de vivências autênticas, o fortalecimento das tradições locais e a qualificação humana e estrutural dos CTGs.
Dessa forma, haverá uma Comissão de Seleção, nomeada pelo Presidente do MTG, composta por técnicos especialistas integrantes do Departamento de Projetos da entidade. No entanto, os membros da Comissão não poderão participar, de forma direta ou indireta, dos projetos inscritos no edital.
A fase de seleção é composta por duas fases. A fase I: Habilitação Jurídica analisará a documentação jurídica da entidade. A fase II: Análise de Mérito avaliará, de forma classificatória, as entidades habilitadas na fase I. Ao final, será selecionada 1 entidade por Região Tradicionalista com melhor classificação e maior pontuação obtida.
Leia o edital completo aqui
*Com informações da Ascom Setur