Geral
Publicado em 27/01/2023 às 07:54
Quarto açude do programa irriga +RS começa a ser aberto em Caiçara
O total será de 12 açudes no município de Caiçara abertos pelo programa
Três dos doze açudes do programa Avançar na Agricultura, na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural, eixo do Irriga + RS, desenvolvido pelo governo do Estado, já foram abertos em Caiçara. Nesta quinta-feira, 26 de janeiro, foi iniciada a obra do quarto reservatório.
O Irriga + RS tem como objetivo construir reservatórios como açudes, micro açudes e cisternas em todo o Rio Grande do Sul para minimizar o problema da estiagem. O programa iniciou ainda no último ano com a seleção dos produtores, feita por intermédio dos Escritórios da Emater. A Administração Municipal foi a responsável pela licitação e organização do processo.
Para a seleção, foram identificadas quais as propriedades com mais carência e demanda por reservatórios de água e realizadas avaliações técnicas nos locais, para certificação de que os açudes construídos teriam capacidade de armazenamento. Depois de definido, tudo foi apresentado e validado pelo Conselho de Desenvolvimento Agropecuário de Caiçara.
Os trabalhos tem sido acompanhados pelo Prefeito Municipal em Exercício, Dirceu Antônio Stefanello, pelo Secretário de Obras e Urbanismo, Éder Ciste Theisen, por extensionistas da Emater e servidores municipais.