Geral
Publicado em 07/11/2020 às 09:17
Região da 19ª CRS, com sede em FW, já atingiu a meta de vacinação contra a Pólio
No Estado, cobertura está em 63%
Ainda longe da meta de vacinar, no mínimo, 95% das crianças até 5 anos contra a poliomielite no Rio Grande do Sul, a Campanha de Vacinação contra a doença fecha a semana com cobertura de 63%. Ao todo, nesta faixa etária, já foram vacinadas 334 mil crianças desde o início da campanha, em 5 de outubro.
Pais e responsáveis devem levar os filhos até 21 de novembro aos postos de saúde ou casas de vacinas para colocar a caderneta de vacinação em dia, ou receber uma dose extra da imunização contra a chamada paralisia infantil. A Campanha Nacional encerrou no dia 30 de outubro, mas o Governo do Estado prorrogou o prazo em âmbito estadual com intuito de atingir a meta.
As únicas regiões do Estado que já atingiram a meta foram as cidades abrangidas pela 14ª Coordenadoria Estadual de Saúde, com sede em Santa Rosa, e a 19ª Coordenadoria Estadual de Saúde, com sede em Frederico Westphalen. Em compensação, há regiões como a Metropolitana, Vale do Sinos, Santa Maria e Alegrete, por exemplo, que alcançaram pouco mais de 50%.
De acordo com a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri, é fundamental buscar coberturas vacinais homogêneas para todas as faixas etárias e regiões do Rio Grande do Sul.
Paralelamente, acontece a Campanha de Multivacinação, que tem o intuito de atualizar a situação vacinal da população até 15 anos, de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação. O objetivo é, além de aumentar as coberturas vacinais, diminuir ou controlar a incidência de doenças imunopreveníveis. Por ser uma estratégia de atualização de esquemas em atraso, não se trabalha com metas. A avaliação será realizada a partir das doses aplicadas e registradas nos sistemas de informação no período.
* Com informações da SES/RS