Geral
Atualizado em 31/07/2025 às 16:42
Região do Codemau define que três demandas receberão recursos na Consulta Popular
Comunidade tem até 10 de agosto para cadastrar propostas
O Conselho Regional de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (Codemau) promoveu na quarta-feira, 30 de julho, no Auditório da URI/FW, Assembleia Geral para o lançamento oficial da Consulta Popular 2025/2026. O evento marca o início do processo de escolha das demandas regionais que poderão ser contempladas com recursos do Estado.
Durante a assembleia, representantes da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do RS (SPGG-RS) apresentaram a metodologia desta edição, com explicações sobre as etapas do processo, critérios técnicos e forma de seleção das propostas.
Também foi definido que a cédula de votação será composta por seis propostas, podendo abranger até seis áreas temáticas, das quais três serão eleitas para receber os recursos da Consulta Popular.
A região definiu, ainda, por não realizar assembleias locais, somente as regionais, para a definição da cédula de votação.
Neste ano, o Governo do Estado irá destinar R$ 60 milhões para a Consulta Popular, sendo 80% distribuído de acordo com o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese), e 20% de forma igualitária entre os 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). A região do Codemau receberá um total de R$ 2.228.571,43 que será dividido entre as propostas eleitas.
A presidente do Codemau, Maria Faccin, destaca a importância da participação da comunidade no processo de escolha das demandas regionais. “O valor destinado para os municípios leva em consideração a performance de participação e o número de votantes, por isso é importante a participação ativa e efetiva de toda a comunidade nesse importante processo democrático que já beneficiou inúmeros projetos na região”, afirma Márcia.
Envio de propostas
Qualquer cidadão pode enviar a suas ideias e propostas, para qualquer região do Estado, pelo site da Consulta Popular: consultapopular.rs.gov.br/envio-de-proposta. O processo é simples e acessível: basta escolher uma das áreas temáticas disponíveis, preencher o formulário com os dados solicitados e descrever a demanda.
As propostas podem ser enviadas até 10 de agosto. Após o encerramento do prazo para envio, serão realizadas novas assembleias públicas regionais dos municípios integrantes do Codemau, onde serão escolhidas as propostas que irão compor a cédula de votação e o valor destinado para cada demanda.
A votação
A etapa de votação popular ocorre entre 6 e 10 de outubro, quando todos poderão escolher os projetos que melhor representam as necessidades da região.