Geral
Atualizado em 24/09/2025 às 08:29
Região tem oito municípios entre os 100 com maiores índices de chuva no último domingo
Jaboticaba e Frederico Westphalen foram as cidades com maiores volumes registrados
O domingo, 21 de setembro, foi marcado por forte instabilidade no Rio Grande do Sul, com chuvas intensas e ventos acima da média. Oito municípios da região Noroeste aparecem na lista das 100 cidades gaúchas com maiores acumulados de chuva, segundo a Defesa Civil do Estado, a partir de dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Jaboticaba registrou o maior volume local, com 93,4 milímetros em 24 horas. Na sequência estão Frederico Westphalen (89,4 mm), Trindade do Sul (81,6 mm), Redentora (81,4 mm), Nonoai (78,6 mm), Erval Seco (75,8 mm), Coronel Bicaco (72 mm) e Taquaruçu do Sul (55,2 mm). A média de chuva para o mês na região é de 180 mm.
Além da chuva, o vento também trouxe preocupação. Em Três Passos, a rajada máxima chegou a 61,2 km/h. Em Frederico Westphalen, foram 52,2 km/h. Os índices ficaram próximos dos registrados em outras cidades do Estado, como Lagoa Vermelha (77,8 km/h), Santo Augusto (69,1 km/h) e Passo Fundo (67,3 km/h).
De acordo com a Defesa Civil estadual, ao menos 33 cidades do Rio Grande do Sul reportaram ocorrências relacionadas às condições climáticas, como quedas de árvores, destelhamentos e interrupções no fornecimento de energia.
O Inmet emitiu quatro alertas válidos para o Estado, um deles de grau vermelho, que indica risco de fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional durante o fim de semana. Apesar dos altos índices de chuva e dos ventos a região registrou poucas intercorrencias graves.