Saúde
Atualizado em 06/12/2025 às 11:40
Reunião no HDP reforça união por retomada da oncologia e equilíbrio financeiro
Deputado Marcon, prefeito Orlando Girardi e direção do hospital discutem soluções para custeio, obra da oncologia e reestruturação da instituição
O Hospital Divina Providência (HDP) recebeu, nesta sexta-feira, 5 de dezembro, a visita do deputado federal Marcon e sua comitiva para uma série de agendas voltadas ao fortalecimento da saúde regional. O encontro reuniu o prefeito de Frederico Westphalen, Orlando Girardi, o presidente do hospital, Paulo Donin Lima, a administradora Lisete Bison, membros da diretoria e lideranças locais, com o objetivo de discutir a situação financeira da instituição e alinhar estratégias para a conclusão do setor de oncologia.
Durante a reunião, o presidente Paulo Donin Lima e a administradora Lisete Bison apresentaram o panorama atual da instituição, detalhando os desafios financeiros e as medidas em andamento para reestruturação administrativa. Eles reforçaram a necessidade de apoio político e institucional para garantir a sustentabilidade dos serviços oferecidos à população.
O deputado Marcon reforçou o compromisso do governo federal com a saúde regional, garantindo que a oncologia segue como prioridade. Segundo ele, estão previstos R$ 6 milhões em recursos da União para equipar o novo setor. “Na próxima semana, levarei ao Ministério da Saúde a demanda por recursos para o custeio do hospital, que é hoje a prioridade mais urgente. O HDP pode contar com meu apoio, e a oncologia não é problema para o governo federal”, declarou.
Leia mais:
HDP negocia com fornecedores e prioriza pagamento dos servidores
O prefeito Orlando Girardi destacou a importância do esforço coletivo para superar o momento delicado enfrentado pelo HDP. “O município está dando o apoio necessário para que o hospital supere esse momento difícil, mas precisamos da colaboração de todas as nossas lideranças para salvar o HDP e garantir um atendimento digno à nossa comunidade”, afirmou.
A administradora Lisete Bison agradeceu a presença das autoridades e reforçou a dedicação da nova gestão. “Sabemos dos desafios, mas estamos empenhados em promover mudanças que tornem o Hospital Divina Providência uma referência regional em qualidade e atendimento”, destacou.
Também participaram do encontro: Nelson Grasselli, superintendente do INCRA/RS; Márcio Barbosa, presidente municipal do PT; delegado Alicildo dos Passos; Sandro Lubachewiski, líder comunitário; Adelar de Freitas, assessor de comunicação; Ernesto Baggio, secretário de Administração; além de coordenadores do hospital.