Geral
Atualizado em 09/02/2021 às 14:44
Rio Grande do Sul terá chuva de meteoros nesta madrugada
Fenômeno é comum no verão e poderá ser visto a olho nu
A previsão para esta madrugada no Rio Grande do Sul é de chuva. Mas uma chuva de meteoros.
O fenômeno é comum na região, todos os anos, entre os dias 28 de janeiro e 21 de fevereiro, mas na madrugada desta terça-feira, 9 de fevereiro, será mais intenso, e poderá ser visto a olho nu.
– O caminho que o planeta percorre ao redor do sol, ele passa por algumas regiões que são repletas de pequenos fragmentos de rochas que são resquícios do processo de formação do sistema solar que vagam pelo espaço. Quando a Terra passa nessas regiões, esses fragmentos acabam entrando em nossa atmosfera em alta velocidade, e aí com a interação com o ar eles acabam incinerando–, destaca o doutor em Física e coordenador do projeto de extensão Astro & Física do Instituto Federal de Santa Catarina, Marcelo Girardi Schappo.
Ele ainda explica que a madrugada é o melhor período para ver os meteoros iluminando o céu, após a meia-noite, até pouco antes do amanhecer.
*Com informações Agência Brasil