Geral
Publicado em 16/10/2025 às 15:24
Rodeio Bonito e Sarandi terão estações de monitoramento hidrometeorológico
Equipamentos integram plano estadual que moderniza o sistema de alerta e prevenção a desastres climáticos
Os municípios de Rodeio Bonito e Sarandi estão entre as localidades contempladas com a instalação de novas estações de monitoramento hidrometeorológico pelo governo do Estado. Até esta quinta-feira, 16 de outubro, 20 equipamentos já foram instalados em diferentes regiões do Rio Grande do Sul. No total, serão 130 estações de missão crítica, responsáveis pelo acompanhamento das 24 bacias hidrográficas do Estado.
As novas estações são de alta performance e operam na modalidade nowcasting de missão crítica, com atualização de dados a cada 15 segundos. Elas são equipadas com sensores de nível dos rios e volume de chuva, além de câmeras para acompanhamento visual em tempo real. A transmissão ocorre via rede 4G/5G, com redundância por satélite, o que garante a continuidade do funcionamento mesmo em situações adversas.
Os equipamentos possuem estruturas de 6 a 12 metros de altura, definidas conforme as características de cada local, e são abastecidos por sistema solar off-grid, com autonomia mínima de sete dias, assegurada por um conjunto de baterias mesmo em períodos de baixa insolação.
As estações de Sarandi e Rodeio Bonito fazem parte da lista das primeiras 20 unidades já fixadas, que incluem também municípios como Três Coroas, Passo Fundo, Getúlio Vargas, Montenegro, Marau e Teutônia, além de pontos estratégicos em divisas municipais.
O projeto integra o Plano Rio Grande, coordenado pela Casa Militar, por meio da Subchefia de Proteção e Defesa Civil, com investimento de R$ 47,175 milhões. No total, serão instaladas 113 estações hidrológicas — com sensores de nível e precipitação — e 17 hidrometeorológicas, que também medem velocidade e direção do vento, umidade, pressão atmosférica e temperatura.
Segundo o governo estadual, a ampliação da rede de monitoramento busca fortalecer o sistema de prevenção e resposta a desastres naturais. Durante as enchentes de 2024, foi identificada a necessidade de aprimorar os mecanismos de alerta e monitoramento dos rios e lagos, o que agora passa a ser atendido com tecnologia moderna e dados técnicos em tempo real.
*Com informações Governo RS