Geral
Publicado em 23/07/2025 às 11:42
Rotas da Inovação chega a Três Passos para fortalecer ecossistema regional
Atividade apresentou painéis técnicos, oficinas para estudantes e reconhecimento a iniciativas locais
A cidade de Três Passos recebeu, na terça-feira, 22 de julho, a edição Noroeste e Missões dos projetos Rotas da Inovação e Rotas da Inovação Kids, iniciativas do governo do Estado, por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict).
O evento reuniu representantes do governo, da academia, do setor produtivo e da sociedade civil no Sindilojas Celeiro, com o objetivo de fortalecer o ecossistema regional e apresentar programas e oportunidades da pasta. A abertura contou com a participação de autoridades locais e regionais, lideranças acadêmicas e empresariais, gestores de inovação e estudantes.
Inovação nos territórios
A programação incluiu painéis sobre temas como inovação regional, territórios inovadores, governança do Inova RS, formação de talentos, programas da Sict e ações regionais em andamento.
– O Rotas da Inovação é uma forma de a secretaria sair do seu espaço físico e institucional para ir ao encontro da comunidade–, destacou o secretário-adjunto de Inovação, Ciência e Tecnologia, Mário Augusto Gonçalves. “É sobre furar a bolha, construir conexões reais e mostrar que o Estado reconhece e apoia a força dos ecossistemas locais. Nosso papel é dar suporte às ações inovadoras que já estão acontecendo nos territórios”, completou.
Reconhecimento à inovação
Durante o evento, foi entregue o Prêmio Destaque Ecossistema de Inovação para o Impulsa Ijuí.
Já o Prêmio Destaque Profissional da Inovação foi concedido a Maria Odete Palharini, coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo da Unijuí, pela sua atuação no fortalecimento do empreendedorismo e da inovação na região.
Conexão com iniciativas locais
A gestora de Inovação e Tecnologia do Programa Inova RS na região Noroeste e Missões, Leonice Parnoff, participou da programação e ressaltou o papel dos gestores regionais no apoio às iniciativas locais. “Como gestores, temos a responsabilidade de conectar os programas com os atores locais. Fazemos isso a partir de mapeamentos que identificam empresas com potencial de aderência a editais e iniciativas. O Rotas da Inovação é fundamental nesse processo, pois aproxima empresários, universidades e poder público das oportunidades disponíveis”, afirmou.
O estudante bolsista Thiago Naressi, participante do Programa Inova RS, apresentou o projeto que desenvolve ao longo da iniciativa. “Participar do Inova RS tem sido muito enriquecedor. A gente aprende muito além da teoria, vivenciando a prática. Abre muitas portas, porque conseguimos participar de eventos diferentes e nos inserir de verdade na área de inovação”, relatou.
Rotas da Inovação Kids
Pela segunda vez, o evento contou com a edição do Rotas da Inovação Kids, iniciativa vinculada ao Programa Educar para Inovar, da Sict. As atividades reuniram 30 estudantes da rede pública estadual e municipal, entre alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, incluindo jovens de cidades vizinhas.
A programação incluiu duas oficinas práticas: uma de cozinha criativa, promovida em parceria com a Criatec e a Unijuí, e outra de fotografia com drone, com apoio da Central Única das Favelas (Cufa). Na oficina de fotografia, os alunos participaram da cobertura do evento, aprenderam a manusear câmeras, compreender o ambiente, trabalhar com luz e explorar a linguagem visual na prática.
O objetivo do Rotas Kids é aproximar os estudantes da educação básica do universo da inovação, incentivando a criatividade, o protagonismo e o pensamento crítico por meio de experiências educativas e interativas.
*Informações Governo RS