Geral
Atualizado em 09/01/2021 às 08:33
RS pode ter calor intenso e temporais isolados nos próximos dias
No fim de semana, temperatura deve superar os 35ºC na maioria das regiões
Os próximos sete dias terão forte calor no Rio Grande do Sul, de acordo com o Boletim Integrado Agrometeorológico 01/2021, divulgado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), em parceria com a Emater-RS e Irga.
Entre esta sexta-feira, 8 de janeiro, e o domingo, 10 de janeiro, o forte calor vai prevalecer, com temperaturas acima de 35°C na maioria das regiões e próximas de 40°C na Fronteira Oeste, Campanha e Missões, com possibilidade de pancadas de chuva típicas de verão, rápidas e isoladas, principalmente no Norte e Noroeste. Aqui na região, a temperatura também será elevada e deve chegar aos 33°C, no domingo, 10 de janeiro.
No início da próxima semana, o deslocamento de uma frente fria produzirá chuva, com possibilidade de temporais isolados na maioria das regiões. Na quarta-feira, 13 de janeiro, a nebulosidade e as áreas de chuva estarão concentradas na faixa Norte, enquanto o tempo seco, com temperaturas amenas, vai predominar no restante do Estado.
Os volumes deverão oscilar entre 20 milímetros e 35 milímetros na maioria das localidades do Rio Grande do Sul e somente na Zona Sul são esperados valores inferiores a 20 milímetros. Na Fronteira Oeste, Região Metropolitana, Serra do Nordeste e no Litoral Norte, os totais deverão oscilar entre 35 milímetros e 50 milímetros.
Aqui na região há previsão de chuva, mas em forma de pancada rápida e isolada e com volumes bem baixos. Os dias deverão ser de predomínio de sol.
O Boletim Integrado Agrometeorológico também avalia as condições atuais das culturas de soja, milho, olerícolas, alho, citros, maçã, pastagem e arroz, além das condições para pesca artesanal. O documento completo pode ser consultado em www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia.
* Fonte: Secretaria de Agricultura do RS