Saúde
Publicado em 03/12/2025 às 11:44
RS recebe 32 mil doses de vacina contra a bronqueolite em bebês
Doses serão aplicadas nas gestantes pelo SUS e garante a imunização dos bebês
O Rio Grande do Sul recebe, nesta quarta-feira, 3 de dezembro, uma remessa de 32 mil doses da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), causador da bronquiolite — doença que lidera os casos graves de infecção respiratória em bebês. O lote enviado pelo Ministério da Saúde será distribuído às Coordenadorias Regionais de Saúde, que repassarão as doses aos municípios conforme o número de gestantes.
A estratégia segue a orientação nacional de proteção prévia aos recém-nascidos. O imunizante é aplicado em gestantes a partir da 28ª semana de gestação e tem como objetivo garantir anticorpos aos bebês desde o nascimento, protegendo-os até os seis meses de vida. A vacina é ofertada de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde.
A estratégia de vacinar gestantes busca contemplar os bebês para que já nasçam imunizados contra a bronquiolite causada pelo VSR, evitando casos graves nos primeiros anos de vida. O imunizante deve ser aplicado independentemente da idade, do peso ou do histórico prévio de vacinas da mulher.
O Ministério da Saúde iniciou, na terça-feira, dia 2, a distribuição da vacina contra o vírus sincicial respiratório em todo o Brasil. O primeiro lote, que conta com 673 mil doses do imunizante, será distribuído em todos os estados até esta quarta-feira, 3 de dezembro. Ao todo, a pasta realizou a compra de 1,8 milhão de doses.
Chegada nos municípios
As doses recebidas na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos do Estado começam a ser distribuídas às regionais a partir desta quinta-feira, 4 de dezembro. A previsão é de que cheguem aos estoques municipais e unidades de saúde já na próxima semana.
Estados e municípios poderão iniciar a vacinação nos postos de saúde logo após a chegada dos lotes enviados pelo ministério.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressalta a importância de as mulheres grávidas se vacinarem neste mês, para garantir a proteção dos bebês no ano que vem: “É muito importante começar a vacinação já em dezembro, porque aí você vai ter proteção total pro bebê que vai nascer lá no ano que vem. Antes de chegar o inverno, que é quando tem o maior número de casos, esse bebê já está protegido. Então, a gente vai vacinar com o bebê ainda no ventre, ou seja, proteger a gestante, e o bebê que vai nascer já protegido contra a bronquiolite.”
A proteção é alcançada porque os anticorpos produzidos pela gestante, cujo pico ocorre cerca de 15 dias após a aplicação, são transferidos pela placenta ao bebê. O esquema vacinal é de dose única, independentemente da idade, do peso ou do histórico de vacinação da gestante.
Dados do Brasil
A iniciativa reforça o esforço nacional para reduzir casos graves de síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Até novembro, o Brasil registrou mais de 43 mil casos da doença, sendo mais de 35 mil em crianças menores de dois anos — a maioria causada pelo VSR.
O Ministério da Saúde orienta que as gestantes se vacinem já neste mês, garantindo proteção plena aos bebês antes do inverno, período de maior circulação do vírus.