Geral
Publicado em 11/11/2025 às 16:42
RS terá centro de referência em pesquisa e análise de desastres naturais
Durante a COP30, o governador Eduardo Leite assinou parceria com a ONU para formação e capacitação do Centro Estadual de Reconstrução Resiliente (CERR)
O governador Eduardo Leite assinou na manhã desta terça-feira, 11 de novembro, durante a COP30, em Belém, uma parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) para formação e capacitação das equipes que irão integrar o Centro Estadual de Reconstrução Resiliente (CERR), uma estrutura que pretende ser referência em pesquisa, planejamento e análise de riscos, adaptação climática e resiliência.
A instituição ficará sob o guarda-chuva do Centro Estadual de Gestão Integrada de Riscos e Desastres (CEGIR), uma base de coordenação das ações de defesa civil em nível estadual, que será projetada para coordenar e gerenciar operações de resposta a emergências e desastres. Esse centro contará com tecnologia avançada para monitoramento em tempo real dos acontecimentos e incidentes acarretados por situações de emergência, decorrentes de eventos extremos, permitindo resposta rápida.
O CERR, com o qual a ONU irá cooperar, será um centro de excelência para pesquisas e planejamento sobre mudanças climáticas. O governo espera tornar não apenas Porto Alegre um case internacional de enfrentamento a desastres naturais e de reconstrução, mas também criar uma estrutura capaz de analisar cases globais afetados por eventos extremos, de enchentes a ondas de calor, por exemplo.
— A partir da parceria com o UNDRR (órgão da ONU), teremos todo o suporte técnico, capacitação de nossos profissionais e a melhor capacidade de articulação institucional com nossos municípios, além de participarmos de uma grande rede de colaboração internacional, que a ONU nos alcança, para, nesse processo de interação, não apenas recebermos conhecimento, expertise, mas também podermos dar nossa colaboração para fora, – disse Leite.
O anúncio ocorreu no Pavilhão da ONU Brasil, entre o governador e Kamal Kishore, representante especial do secretário-geral da ONU para Redução de Risco de Desastres. A estrutura funcionará no Centro Administrativo de Contingência (CAC), nas instalações da antiga CEEE, em Porto Alegre, e utilizada durante a tragédia da enchente de 2024 no RS como sede do governo do Estado. O investimento será de R$ 7 milhões, com recursos do Funrigs.
A previsão de entrega do órgão é de 12 meses, a partir da ordem de início. Antes, o governo lançará o edital, ainda em novembro. Depois, em 30 dias, ocorre a licitação.
Leite lidera, nesta terça, e quarta-feira, 12 de novembro, a delegação do governo do Estado na COP30, integrada também pela secretária de Meio Ambiente, Marjorie Kauffmann, e da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi.
*Informações GZH